Evento destaca empreendedorismo feminino no Guará

O fortalecimento do empreendedorismo feminino no Distrito Federal ganhou novo impulso com a segunda edição do Movimente nas Cidades, promovida pelo Sebrae no DF na noite de terça-feira, 25 de março, no auditório da Administração do Guará. O evento contou com a participação da vice-governadora Celina Leão, do administrador Artur Nogueira, empresárias e especialistas para debater os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado, além de propor soluções e incentivar políticas públicas para o setor.

O Movimente nas Cidades faz parte do programa Movimente, lançado em 2024, que reuniu mais de 2 mil participantes e resultou na criação da Agenda do Empreendedorismo Feminino do DF, composta por 11 eixos temáticos e 51 propostas. A iniciativa busca expandir esse impacto para diferentes regiões administrativas, promovendo capacitação, troca de experiências e suporte aos negócios locais.

Na abertura do evento, a diretora superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Rose Rainha, pontuou que a instituição tem buscado envolver diferentes setores na construção de um ambiente de negócios mais inclusivo para mulheres. “Iniciamos esse trabalho como um projeto voltado para as mulheres empreendedoras. Desde então, mobilizamos governo, Câmara Legislativa e Judiciário para criar políticas públicas que facilitem esse caminho. Mas percebemos algo essencial: as empreendedoras sozinhas não conseguem mudar essa realidade. Precisamos da união de todos para transformar o cenário das mulheres empreendedoras, que ainda enfrentam tantas barreiras. Por isso, a presença dos homens em encontros como esse é fundamental. Essa colaboração é a chave para um futuro igualitário”, afirmou.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, também esteve presente e enfatizou a relação entre independência financeira e liberdade para as mulheres e como o governo local tem trabalhado, em parceria com o Sebrae, para garantir que o Distrito Federal seja um dos melhores lugares no Brasil para que mulheres possam empreender. “Pesquisas mostram que as mulheres gerenciam melhor os recursos da casa, pois conhecem a realidade do dia a dia. Não faz tanto tempo que sequer podíamos votar. Hoje, conquistamos espaço no mercado, mas ainda enfrentamos desafios. Neste sentido, o empreendedorismo é libertador, pois dá autonomia para que mulheres possam sair de situações de dependência e violência. Empreender não é apenas um meio de ganhar dinheiro – é um caminho para uma vida digna. É a partir daí que surge o nosso compromisso de fazer com que o DF ofereça oportunidades reais e positivas para que toda mulher que queira abrir seu negócio possa realizá-lo”, ressaltou.

“Foi uma excelente oportunidade para debatermos a geração de emprego e renda na nossa cidade. O Guará tem essa veia forte do empreendedorismo. Meu muito obrigado ao governador Ibaneis Rocha, a vice-governadora, Celina Leão, e ao deputado Gilvan Máximo, que têm sido grandes parceiros nessa missão de incentivar as mulheres guaraenses a desenvolverem seus negócios na nossa cidade”, destacou o administrador do Guará, Artur Nogueira.

Painel de experiências

Um dos momentos mais esperados foi o painel de experiências, mediado por Jorge Adriano, gerente de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios do Sebrae no DF. O debate contou com as empresárias do Guará Alessandra Caixeta, da VEMQTEM Multi Soluções; Maria da Conceição Silva, do Ceiça Studio; Graziela Andrade, do Ateliê Doces da Grazi; e Elma Pereira, do Buteco da Elma. As empreendedoras compartilharam suas experiências, desafios e atitudes que precisaram tomar para que seus negócios obtivessem sucesso.

A secretária executiva de Gestão Estratégica da Secretaria de Governo, Sueli Rodrigues de Souza, também participou do painel e abordou a questão da segurança para as empresárias. “Sabemos que muitas mulheres se sentem ameaçadas ao fechar seus negócios em determinados horários. Por isso, o GDF criou uma comissão coordenada pela Casa Civil para estruturar políticas públicas voltadas à população em situação de rua, oferecendo alimentação, saúde, moradia e acolhimento. Empresários do Guará podem buscar informações nos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), que realizam reuniões mensais. A administração local está à disposição para orientar sobre esses encontros, e a participação da comunidade é essencial para soluções eficazes e, assim, melhorarmos a segurança para todos os negócios espalhados pelas regiões administrativas do DF”, reforçou.

Além dos debates e palestras, a programação do evento incluiu uma exposição de empreendedoras guaraenses, evidenciando a força da economia criativa feminina. Durante o encontro, empresárias apresentaram seus trabalhos em áreas como crochê, amigurumi, fotografia, confeitaria, balões decorados, literatura e beleza.