Campo sintético da 38 foi todo reformado

Obra foi feita por alunos do projeto RenovaDF, o que reduziu bastante o custo. Campo é o único sintético da cidade com medida oficial para o futebol

O maior em dimensões e mais antigo campo de grama sintética do Guará foi todo reformado através do projeto RenovaDF, que utiliza mão de obra de alunos do curso de formação profissional, o que reduziu consideravelmente o custo da obra. A reforma foi entregue nesta quinta-feira, 3 de abril, pela vice-governadora Celina Leão e o administrador regional Artur Nogueira. O RenovaDF é o maior programa de qualificação profissional do país que já certificou cerca de 24 mil alunos desde a sua criação.

O tempo dedicado à reforma durou cerca de três ciclos do programa, quando os estudantes colocam em prática os conhecimentos adquiridos reformando equipamentos públicos em todo o DF. Durante o período de obras, cerca de 20 turmas do RenovaDF trabalharam na reforma, totalizando 340 alunos.

Celina Leão lembra que a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), responsável pelo RenovaDF, para a reforma de campos sintéticos teve início quando ela foi secretária de Esporte e 50 campos foram reformados. “É uma parceria importante, que mantivemos e que faz a diferença para a nossa população. É um trabalho conjunto e articulado da nossa gestão para levar melhorias para a população em todas as áreas”, afirma Celina, ao destacar a importância dessa parceria. “Ao mesmo tempo que fomentamos a prática de esportes e todos os benefícios que ela proporciona, como disciplina, determinação e respeito, nós damos oportunidade para os estudantes do maior programa de qualificação profissional do país.”

Maria Geralda de Araújo Nunes: “O futebol se complementa com a escola. Os professores aqui também cobram que eles estudem”

Morador do Guará II, o estudante Victor Emanuel Nunes de Araújo, de 13 anos, que joga futebol há seis anos no campo, aprovou as melhorias. “Nós vamos aproveitar mais”, disse o garoto, vencendo a timidez. O local também serve como ponto de encontro para jovens e adultos. A mãe de Victor, a babá Maria Geralda de Araújo Nunes, de 43 anos, conta que a prática de esportes ajuda em todos os aspectos da vida. “O futebol se complementa com a escola. Os professores aqui também cobram que eles estudem. E o campo ficou muito bom com a mudança”, elogia.

Wykeda da Silveira, do projeto social Associação Galáticos, que dá aulas de futebol no local desde 2009, conta que a reforma  beneficiará as mais de 200 crianças e adolescentes que fazem aulas de futebol no campo, além dos adultos que também jogam no local. “Essa reforma vai ajudar bastante não apenas os moradores da área, mas de várias regiões do DF que também utilizam o campo”, afirma Wykeda. “O futebol ultrapassa a fronteira do esporte. Tem a questão social, familiar e escolar. Por meio do esporte, junto com os pais, nós acompanhamos o passo a passo do desenvolvimento dos nossos jovens e isso é transformador.”

Parceria que transforma

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, destaca o sucesso da parceria para o bem-estar de toda a população. “A reforma desse campo só foi possível graças ao trabalho dedicado dos alunos do RenovaDF, que não apenas se qualificaram profissionalmente durante o processo, mas também deixaram um legado para a comunidade. Esse é um exemplo claro de como capacitação profissional e melhorias urbanas podem caminhar juntas”, afirma.