Nyedja Gennari lança livro Os Chapéus da Inclusão

“Os Chapéus da Inclusão”, novo livro da escritora guaraense Nyedja Genari, nasceu da relação única entre ela e Lia Luiza, uma menina com síndrome de Down. Lia conheceu Nyedja aos 4 anos, no primeiro dia em que a autora se apresentou como contadora de histórias. A partir dali, surgiu uma amizade profunda, que se estendeu por 14 anos — até os 18 anos de Lia, quando ela faleceu em decorrência de uma leucemia.
Mais do que uma homenagem, Os Chapéus da Inclusão é uma celebração da vida e da potência das pessoas com síndrome de Down. Lia era artista plástica, fotógrafa, modelo e, acima de tudo, um símbolo de inclusão. Seus abraços, seus beijos e seu amor incondicional deixaram marcas inesquecíveis em Nyedja, em sua família e em todos ao redor.
“Ela me deixou a missão de espalhar pelo mundo tudo o que foi: cor, luz, amor e inclusão”, afirma Nyedja. No livro, a autora optou por não mencionar a partida de Lia, para que a obra permanecesse como um tributo à vida e à alegria, rompendo estereótipos e fortalecendo a empatia.
O lançamento será no dia 26 de abril, a partir das 16h30, no Anfiteatro do Pontão do Lago Sul. Na programação cultural inclusiva, haverá show da banda Hey Johnny, performance do DJ Dudu, dança cigana com o Instituto Namastê e um desfile de moda. A cobertura fotográfica ficará por conta do Diário da Inclusão.
Ao final das apresentações, Nyedja receberá o público para uma sessão de autógrafos— um momento especial para compartilhar abraços, palavras e memórias.