Roda de Conversa debate saúde pública e separação do lixo caseiro

Evento terá a participação da deputada distrital Dayse Amarilio, lideranças locais e moradores

No dia 14 de abril (segunda-feira), moradores da QE 40 do Guará II vão receber e participar de mais uma edição das Rodas de Conversa, do projeto Sustentabilidade Tecnológica, promovido pelo Instituto MultipliCidades. O encontro tem como tema “A importância da separação do lixo caseiro para a saúde pública” e contará com a presença da deputada distrital Dayse Amarilio (PSB), convidada especial da noite.
A roda será conduzida em parceria com lideranças comunitárias locais. A atividade faz parte da ação de mobilização com atividades voltadas à educação ambiental, descarte correto de resíduos e economia circular no Guará do projeto Sustentabilidade Tecnológica.
A deputada distrital Dayse Amarilio (PSB), moradora do Guará, é Procuradora Especial da Mulher da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e atual presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Enfermeira obstetra formada pela Universidade de Brasília (UnB), foi presidente do Sindicato dos Enfermeiros por seis anos e hoje dedica seu mandato à valorização do SUS e ao fortalecimento das políticas públicas para a saúde, a mulher e o meio ambiente.

Participação
da comunidade
De acordo com a deputada, o evento propõe um diálogo aberto e participativo com a comunidade, trazendo reflexões práticas sobre o impacto que a correta separação do lixo doméstico pode ter na prevenção de doenças, na qualidade de vida e na redução da sobrecarga dos serviços de saúde e limpeza urbana. “Esse tipo de educação ambiental comunitária é essencial para transformar hábitos e criar redes locais de cuidado com o território. Convidamos toda a população da QE 40 e arredores para participar, tirar dúvidas e pensar juntos alternativas reais para o nossa cidade”, afirma a coordenadora da ação Juliana Krause.