
Um dos representantes do Guará no concurso Comida di Buteco, o Bar do Galego, na QE 19, aposta em uma receita cheia de sabor, afeto e originalidade: o Galetinho do Galego. Criado por Verônica Bezerra Tomazela, filha do conhecido “Galego da 19”, o petisco homenageia o pai e celebra os 30 anos do quiosque e os 10 anos do concurso em Brasília.
Diferente do tradicional frango a passarinho frito, o Galetinho do Galego é assado na máquina, em pedaços, preparo diferente dos gordurosos frangos fritos no óleo. A escolha por assá-lo torna o prato mais leve e saudável, sem abrir mão do sabor marcante. O prato é servido com uma farofa de ovos e um vinagrete especial com toque de chimichurri, por R$ 35, que é o valor padrão de todos os pratos que participam do Comida di Buteco deste ano.
O prato foi criado por Verônica Bizerra Tomazelo, uma ex-agente de turismo que se apaixonou pela comida de boteco ao assumir o negócio há seis anos no lugar do pai, Armênio Alves da Silva, o Galego, que teve que se afastar do negócio por motivos de saúde. Desde então, ela tem mantido viva a tradição da casa com toques inovadores. “A ideia foi homenagear meu pai, que sempre trabalhou com frango assado, e também fazer referência ao interior nordestino, que retratamos em nosso painel este ano”, conta a filha.
Mais visibilidade
Participando do concurso pelo segundo ano consecutivo, Verônica destaca os benefícios da competição: “Além da visibilidade, que é nacional, o Comida di Buteco trouxe um aumento de cerca de 40% no movimento da casa. Muitos clientes novos acabaram se tornando frequentes”.
O bar funciona das 8h à meia-noite, com o petisco do concurso sendo servido a partir das 15h durante a semana e durante o almoço nos fins de semana e feriados.
Além do galetinho, o bar oferece outras opções irresistíveis de petiscos, como o disquinho de costela com mussarela, a coxinha cremosa de frango e, claro, a boa e velha batata frita.
O clima familiar e o espaço para crianças brincarem na praça complementam a experiência. Para quem quer apoiar o Guará no Comida di Buteco e ainda saborear uma boa comida, o Galetinho do Galego é parada obrigatória.

Do turismo à gastronomia
Até há seis anos, o Quiosque do Galego era conhecido por vender frango assado, carvão e bebidas. Mas, o mix da casa mudou com a chegada de Verônica, que havia se aposentado após 20 anos de trabalho numa grande empresa de turismo. Convidada pelo pai a assumir a gerência do quiosque, Verônica resolveu incrementar o cardápio com o objetivo de fidelizar uma clientela que gostasse de petiscos diferentes.
Ela mesma que cria os petiscos, embora não tenha tido experiência gastronômica antes. “Gostei da ideia, porque me dá oportunidade de conhecer gente nova, sentir a satisfação dos clientes e me sentir criativa”, conta Verônica.