Considerada uma das grandes revelações brasileiras do Muay Thai, Pietra Sena, 16 anos, que nasceu e mora no Guará, disputa seu primeiro cinturão juvenil, na categoria 52 kg, durante o evento Brasil Stadium, no domingo, 4 de maio, a partir das 13h, no Corina Cervejas Artesanais, na Asa Norte.
Pietra trilha uma trajetória impressionante nas artes marciais. Em apenas três anos, já conquistou títulos em torneios locais e interestaduais e foi convocada para representar o Brasil no Mundial de Muay Thai, em maio, na Tailândia. A viagem será custeada pelo programa Compete Brasília, da Secretaria de Esporte e Lazer, que patrocina atletas e equipes brasilienses em competições nacionais e internacionais.
A atleta guaraense tem impressionado não apenas pela sua habilidade técnica, mas também pela determinação e paixão pelo esporte. “O Muay Thai mudou minha vida”, diz ela, com um brilho nos olhos. Ao falar sobre sua trajetória no esporte, Pietra revelou que começou a treinar lutas aos 11 anos, influenciada pelos pais, que já praticavam artes marciais. Mas o que a levou de fato ao tatame foi uma necessidade pessoal, de aprender a lidar com crises de raiva. “Eu não sabia como controlar minhas emoções e, através da luta, aprendi a me equilibrar”, conta.
Pietra não se limita ao Muay Thai. Além da modalidade tailandesa, a jovem atleta agora integra a seleção brasileira de boxe e planeja estrear na modalidade em breve. O foco dela é competir no UFC (Ultimate Fighting Championship), organização de Artes Marciais Mistas que promove competições com os melhores lutadores do mundo.
Atleta abriu centro de lutas no Guará II
“O Muay Thai é mais do que um esporte; é uma forma de vida.” Com essa filosofia, Pietra Sena, está transferindo seus conhecimentos em sua própria academia, a Selva Centro de Lutas, na QE 24 do Guará II. A academia oferece, além de treinamento em Muay Thai, também aulas de boxe, kickboxing, jiu-jitsu e judô infantil, para todas as idades e níveis de habilidade.
Segundo ela, a academia não é apenas um local para treinar, mas também uma oportunidade para a comunidade do Guará se unir em torno de hábitos saudáveis. “Estudos mostram que a prática de esportes na infância e adolescência contribui significativamente para o desenvolvimento emocional e social, além de promover a saúde física”, afirma.