Blues nas escolas

Clube do Blues de Brasília retoma oficinas e pocket shows oferecidos às escolas públicas do Guará

Oficinas de Construção de flautas com papel reciclado foram as primeiras. Grafite, Teatro e Musicalização e Gaita começam a ser ministradas agora. Os alunos são incentivados a participar das oficinas, por meio dos pockets shows apresentados pela guaraense Brazilian Blues Band

Cumprindo uma das suas principais missões, a educação musical, o Clube do Blues de Brasília, entidade guaraense, fundada em 2001, sempre que foi possível ofereceu à comunidade oficinas e workshops relacionados à arte, principalmente à música. O Clube já ofereceu workshops de piano, canto, bateria, guitarra, gaita e outros instrumentos em locais como a Escola de Música de Brasília e escolas de ensino médio do Guará, a exemplo da oficina de construção de flautas, ministrada pelo professor Rogério Pereira, realizada no Centro de Ensino 01, que teve encerramento e palestra realizada pelo guitarrista americano Stanley Jordan, em 2018.

A presidente do Clube do Blues de Brasília, Jussara de Almeida, entre as alunas do Guará. “O ensino da arte pode refletir nos caminhos a serem tomados e no comportamento dos jovens. As próximas oficinas serão muito interessantes e podem trazer resultados iguais ou melhores que os alcançados no semestre passado”.

De volta às escolas públicas em 2024, apoiado por indicação de emenda parlamentar da deputada federal Erika Kokay, por meio do Ministério da Cultura, o Projeto Blues nas Escolas está oferecendo aos alunos do CED 01 (Entrequadras 34/36), do CED 04 (QE 09), CEM 01 (antigo GG), e Centrão (Entrequadras 17/19), pocket shows com a Brazilian Blues Band, oficinas de Oficinas de Construção de flautas com papel reciclado (CED 04 e CEM 01), que se iniciaram em setembro e terminaram no final final de novembro, com bons resultados, que deixaram a comunidade escolar bastante envolvida.
As oficinas de Grafite, Teatro e Musicalização e Gaita, estão todas com previsão de início para o mês de maio de 2025. As aulas serão ministradas por renomados e experientes professores, a exemplo do Professor Pablo Fagundes, da Escola de Choro Raphael Rabello, que vai coordenar e desenvolver o plano pedagógico, auxiliado pelos professores Eduardo Gonçalves (CED 04) e Paulo Lessa (CEM 01), do artista plástico, visual e muralista Julimar dos Santos (CED 03 e CED 01), e da Multiartista, atriz, dançarina e pedagoga formada pela UNB, com especialização em dança e teatro na New York University (NYU),Eliana Carneiro (CED 03).