Por Aline Diniz
No domingo, 11 de maio, a Administração Regional do Guará, em parceria com o Instituto Resolve, promove o 2º Festival de Pipas – Edição Guará. O evento será realizado ao lado do novo campo de futebol sintético da QE 38, no Guará II, das 9h às 13h, e promete atrair famílias com uma série de atrações voltadas para o lazer e a convivência.
Depois da primeira edição, realizada em 1º de maio em Águas Claras, durante o Dia do Trabalhador, a expectativa é alta para esta segunda edição, especialmente por acontecer no fim de semana do Dia das Mães. A proposta é resgatar a alegria das brincadeiras ao ar livre e incentivar a união familiar por meio de uma atividade que atravessa gerações.
Em meio à rotina acelerada da vida urbana, a arte de soltar pipas reaparece como símbolo de conexão entre pais e filhos. Mais do que um passatempo, a brincadeira se torna elo entre gerações, reacendendo lembranças da chamada “velha infância” e valorizando momentos simples ao ar livre.
“A vontade de ver novamente famílias reunidas, com os olhos fixos nas coloridas pipas que dançam no vento, é o que move esse festival”, disse Suellen Gomes, moradora da cidade. Hellen Gomes, que participou da edição em Águas Claras, reforça: “É uma forma de reviver tempos mais simples, em que brincar na rua era parte do cotidiano das famílias.”
De pais para filhos
Pais que empinaram seus “papagaios” ou “pandorgas” quando crianças agora compartilham com seus filhos a emoção de ver a linha vibrar, controlar o voo e disputar alturas nos céus do Distrito Federal. A tradição ganha novos contornos e ajuda a promover criatividade, coordenação motora, interação social e conexão com a natureza.
Para Rodrigo Luiz Santos, soltar pipa com os filhos é uma oportunidade de reviver a infância e fortalecer vínculos. “É um momento longe das distrações digitais, em que a atenção se volta para o céu, para o vento e para a convivência em família.”
Especialistas em desenvolvimento infantil também destacam os benefícios dessas brincadeiras para o crescimento físico, social, emocional e cognitivo das crianças.
Para abrilhantar o evento, a Administração do Guará providenciou pula-pula e espaço com food trucks. As primeiras 100 crianças que chegarem receberão pipas gratuitamente, segundo Emanuell Henrique, fundador e coordenador do Instituto Resolve.
A participação é gratuita e aberta a todas as idades. Crianças devem estar acompanhadas de um responsável. O uso de cerol está proibido, e a organização garante que todas as medidas de segurança serão adotadas para um evento tranquilo e seguro para todos.