GRIPE INFLUENZA – Campanha de vacinação é ampliada

Qualquer pessoa a partir de seis meses de idade poderá ser imunizado; objetivo é aumentar a cobertura vacinal e reduzir casos graves e internações por doenças respiratórias no Distrito Federal

A partir de segunda-feira, 19 de maio, toda a população do Distrito Federal a partir de seis meses de idade poderá se vacinar contra a gripe na rede pública de Saúde. A campanha, iniciada em 25 de março, era voltada inicialmente apenas aos grupos prioritários. Com a ampliação, a meta do Governo do Distrito Federal é aumentar o número de pessoas imunizadas, reduzindo complicações, internações e mortes associadas às infecções respiratórias causadas pelo vírus influenza.


Segundo a Secretaria de Saúde, o estoque disponível atualmente é de 300 mil doses. Até a última terça-feira, 13 de maio, 272 mil doses de imunizantes haviam sido aplicadas no público-alvo pela Secretaria de Saúde. Somente no Dia D de mobilização, realizado em 10 de maio, foram aplicadas 11.861 doses.
“Todo ano já temos um cenário em que o Ministério da Saúde lança a campanha inicialmente para os públicos prioritários e depois abre para outros públicos. Hoje o DF tem um quantitativo de doses, dado a oferta para o público prioritário e não havendo mais essa procura tão intensa, e considerando o momento de sazonalidade dos vírus respiratórios, é importante intensificar a ação de vacinação contra a gripe. É o instrumento que a Secretaria de Saúde e o GDF lançam mão para proteger a população contra essas infecções que circulam no período de outono e inverno”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.
O vírus influenza é atualmente a principal causa do aumento de óbitos por doenças respiratórias no Brasil. De acordo com estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a vacinação contra a gripe reduz em até 35% o risco de hospitalizações entre pessoas dos grupos de alto risco. A vacina, atualizada anualmente, oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B, e pode ser aplicada simultaneamente a outras vacinas do calendário básico de imunização.
Os imunizantes estão disponíveis nas 164 salas de vacina nas unidades básicas de saúde (UBSs) do DF. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.

Ministro da Saúde veio ao Guará fazer o lançamento da vacinação

O Ministério da Saúde escolheu o Guará para o “Dia D de vacinação contra a gripe” e o início da campanha que pretende imunizar a população de todo o país contra a gripe. O lançamento aconteceu no sábado de manhã, 110 de maio, em frente à Administração do Guará, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, o superintendente da Região Centro-Sul, Ronan Garcia, e o administrador regional Artur Nogueira. Estiveram também a deputada federal Erika Kokay (PT), o ex-deputado federal Roberto Policarpo e o ex-governador Agnelo Queiroz.
A ação aconteceu de forma simultânea nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste com atuação conjunta do Governo Federal, estados e municípios. A meta é vacinar 90% do público-alvo, mais de 81,6 milhões de pessoas, incluindo crianças, idosos e gestantes.
O ministro Alexandre Padilha fez questão de vacinar algumas pessoas que foram lá vacinar.