Casa da Cultura do Guará recebe Mameto Baleginan

Zenga Baque Angola conecta tradições ancestrais do grupos de Maracatu, Afoxé e Coco no Guará

A Casa da Cultura do Guará será palco de um encontro especial no dia 29 de maio, das 19h às 22h, com a presença de Mameto Baleginan, também conhecida como Mãe Nadja de Angola, vinda diretamente de Recife. Referência na preservação das tradições afro-brasileiras, Mameto traz ao Distrito Federal a vivência “Terreiro, Tradição e Cultura”, um convite à reflexão sobre a importância dos espaços sagrados na manutenção da cultura popular brasileira.
Reconhecida como matriarca da cultura popular pernambucana, Mameto Baleginan é responsável por importantes grupos de Maracatu, Afoxé e Coco. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a valorização dos saberes ancestrais, sendo um elo vital entre as tradições dos terreiros e o cotidiano das comunidades de matriz africana.
A atividade, realizada pelo Comitê de Cultura do DF em parceria com o grupo Zenga Baque Angola, destaca o terreiro como espaço de resistência, onde o passado se conecta ao presente na luta por reconhecimento, respeito e continuidade das práticas culturais herdadas de gerações.
Com entrada gratuita, a vivência é aberta ao público e promete ser um momento de aprendizado e celebração das raízes afro-brasileiras, reafirmando a importância da Casa da Cultura do Guará como espaço de expressão e fortalecimento da diversidade cultural do Distrito Federal.