Após dois meses de planejamento conjunto com lideranças culturais de 10 Regiões Administrativas do Distrito Federal, o Comitê de Cultura do DF anuncia o lançamento da Caravana Cultural. A iniciativa inédita promoverá atividades formativas, culturais e comunitárias em diversos territórios, com foco na mobilização social, valorização dos talentos locais e construção de propostas para o fortalecimento das políticas culturais. O Guará receberá a caravana no sábado, dia 14/6, na Casa de Cultura no Guará II.
A Caravana Cultural é estruturada com base em ações como o mapeamento de espaços e agentes culturais, promovendo o protagonismo das comunidades envolvidas. A primeira fase da Caravana contará com vinte e cinco edições no total, sendo dez já confirmadas para o mês de junho. As ações incluem feiras de artesanato e gastronomia, oficinas de formação artística e em gestão cultural, mentorias para produtores locais que desejam tirar seus projetos do papel, reuniões com conselhos e lideranças culturais para fortalecer a construção em cada região, além da realização de saraus com apresentações de artistas das regiões envolvidas.
Locais da Caravana:
Dia 1º de junho – Santa Maria, no Espaço Cultural Moinho de Vento
Dia 7 de junho – Recanto das Emas e Riacho Fundo II, no Sol Center
Dia 8 de junho – Varjão e Lago Norte, no Palco Cultura
Dia 14 de junho – Guará I e II, na Casa de Cultura do Guará
Dia 15 de junho – Samambaia, no Instituto Cerrado Skate House
Dia 21 de junho – Taguatinga, no Batalhão das Artes
Dia 22 de junho – Ceilândia, no Instituto Mãe África
Dia 28 de junho – Riacho Fundo I, no Parque Ecológico do Riacho Fundo I
Dia 29 de junho – Paranoá e Itapoã, no Espaço Cultural Martinha do Coco
Comitê de Cultura:
A iniciativa é promovida pelo Comitê de Cultura do Distrito Federal, instância autônoma e apartidária da sociedade civil que atua na articulação, no controle social e na formulação de políticas culturais no DF. Por meio da Caravana, o Comitê percorre diferentes regiões administrativas com o objetivo de descentralizar o debate cultural, ouvir os agentes locais e promover o acesso à formação e à expressão artística nos territórios. O Comitê de Cultura do DF integra a rede nacional de comitês em articulação com o Ministério da Cultura, estando presente em todos os estados brasileiros.
No Distrito Federal, a rede é composta por seis organizações com ampla atuação nos territórios: Associação Artística Mapati (AAMA), Mobilis – Agência de Mobilização Social, Instituto Rosa dos Ventos, LabFaz, Instituto No Setor e Instituto Jovem de Expressão. Entre os principais objetivos do Comitê estão o fortalecimento da produção cultural em regiões periféricas e vulnerabilizadas, o apoio a fazedores e fazedoras de cultura, a ampliação do acesso às políticas de fomento, o incentivo à formação cidadã e à educação popular, o estímulo à economia criativa local e a redução das desigualdades regionais por meio da cultura.
Programação da caravana no Guará:
14h às 17h – Reunião do Conselho de Cultura da cidade com o Comitê de Cultura do DF
14h às 18h – Mentorias individuais para produtores locais
14h às 18h – Oficina ‘Educação midiática para Comunidade do Guará’, com o Observatório Internacional Estudantil da Informação
14h às 18h – Oficina ‘O plano Nacional e o destino da Cultura Brasileira’
14h às 17h – Contação de História Cultura Pela Paz
14h às 17h – Oficina de grafite
Durante todo o dia:
- Feira com expositores do Guará
- Exposição artística e literária com artistas do Guará
Apresentações:
14:00 – 14:20 Roda de capoeira aberta – Abadá Capoeira
16:00 – 16:30 Contação de história Mariah
17:00 – 18:00 Tambor de Crioula Flor de São Benedito
18:00 – 18:30 Grupo Resenha Popular
18:30 – 19:00 Etcetera Vibes
19:00 – 19:30 Zenga Baque Angola
19:30 – 20:00 Boi Jatobá
20:00 – 20:30 Microfone aberto (Poesias , intervenções e slam)
20:30 – 21:00 Batalha de Rimas
21:00 – 22:00 Djs Telma e Selma
Serviço:
Caravana Cultural no Guará
14/6 – 14h às 18h
Local: CASA DA CULTURA DO GUARÁ
Endereço: Área Especial do Cave, QE 23 – Guará II (próximo à Feira)
Entrada gratuita
Classificação indicativa livre