A arte em madeira de Cláudio Araújo

Com trajetória marcada pelo empreendedorismo e pelas raízes no Guará, artesão une arte e funcionalidade em peças exclusivas de madeira

Morador do Guará desde seu primeiro ano de vida, Claudio Araújo é um nome que se confunde com a própria história da cidade. São 57 anos de vivência no bairro — entre a QE 03 do Guará I e, mais recentemente, o Guará II — sempre cercado por amigos, familiares e vizinhos que fazem parte da sua trajetória. “Estar numa comunidade que conhecemos há tanto tempo me traz bem-estar. Me sinto em casa. O Guará é o bicho!”, resume, com o bom humor típico de quem tem raízes profundas na cidade.
Hoje, Claudio é conhecido por seu trabalho autoral com madeira, que une sensibilidade artística e soluções funcionais para ambientes residenciais e comerciais. Mas antes de se firmar como artesão, ele trilhou um caminho no universo da moda.

Tira Onda
Nos anos 1990, Claudio trabalhou nas lojas Ellus e Benetton, onde se destacou na área de vendas e chegou à gerência. A experiência no setor acendeu a vontade de empreender. Em 1995, fundou, ao lado de um amigo, a Tira Onda, marca de roupas surf wear que nasceu no Guará e rapidamente conquistou o público local.
“A loja e a confecção funcionavam na casa da minha mãe, no Guará I. Era uma conexão muito forte com a galera daqui. Muita gente lembra com carinho das nossas roupas”, conta o ex-empresário, que ajudou a consolidar a identidade jovem e urbana do bairro naquela época.


O início na marcenaria
O interesse pela madeira começou cedo. Na infância, Claudio já construía seus próprios brinquedos. Mais tarde, ao decorar a loja da Tira Onda e seu apartamento, percebeu que a marcenaria era mais do que um hobby — era um novo caminho criativo.
Chegou a ser sócio de uma marcenaria no setor de oficinas do Guará, e passou a produzir também peças artísticas. Em 2014, concluiu o curso de Design de Interiores, o que ampliou ainda mais sua atuação como artesão.
Atualmente, Claudio desenvolve tanto obras artísticas quanto projetos sob medida para clientes. Escadas, estantes, painéis, portas, decks, divisórias e luminárias fazem parte do seu portfólio. “O diferencial está em oferecer soluções com exclusividade e um toque de arte. Busco sempre unir decoração e funcionalidade com originalidade”, explica.
O processo de criação leva em conta o perfil do cliente, o espaço e as tendências do design. Em suas obras autorais, Claudio se permite experimentar: faz releituras de objetos que chamam sua atenção e trabalha com diferentes tipos de madeira, explorando seus efeitos visuais e sensoriais.
Para Claudio, cada projeto é uma parceria. “Qualquer pessoa que me acessa é um cliente em potencial. Gosto de desafios e me envolvo de verdade com cada trabalho”, afirma. Muitas de suas encomendas surgem de conversas informais ou indicações entre amigos.
Quem quiser conhecer ou adquirir uma peça pode entrar em contato pelo telefone e WhatsApp (61) 99345-2277 ou seguir o artista no Instagram: @claudioaraujol.