Dia 22 de julho, a partir das 19 horas, o Coletivo Truvação celebra o lançamento do livro Trilogia do Infinito na Galeria A Pilastra, no Guará II. O evento contará com um coquetel de abertura e uma imersão poética: uma leitura dramática com acessibilidade em Libras, costurando cenas que dão vida às três obras que compõem o livro.
O universo fantástico e profundamente conectado com as urgências do nosso planeta ganha as páginas das livrarias, convidando o público aí lúdico. Imagine uma moça que descobre uma doença misteriosa que faz seu umbigo inflar; uma cidade em escassez disputada por famílias ambiciosas diante de um portal mágico; e um trio improvável (formado por uma humana, uma menina-máquina e um cachorro-cogumelo) tentando salvar o universo de ser engolido por uma Grande Fenda.
Publicado pela editora Javali e fomentado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF, Trilogia do Infinito é fruto de uma escrita colaborativa e reúne a dramaturgia de três espetáculos criados especialmente para os espaços públicos: Umbigo do Infinito, A Batalha do Portal e Quando os Umbigos Brilham.
Assinada a sete mãos pelos artistas Ana Matuza, Isabella Baroz, João Ricken, Julia Tempesta, Lu Matias, Thays Oak e Yuri Fidelis, a obra funciona como uma saga continua. O livro funciona como um documento vivo do teatro de rua do Distrito Federal, trazendo registros das montagens e entrevistas exclusivas com artistas de rua convidados.
“A ocupação das praças, das RAs e da rua, são histórias construídas coletivamente, que abordam temas sobre a coletividade”, destaca Julia Tempesta, co-autora, diretora e uma das produtoras do projeto.
Conheça os três atos da saga
- Umbigo do Infinito: a saga começa com a busca de uma jovem por cura para uma condição incompreensível. Enquanto tenta aliviar suas dores e tonturas, ela se depara com criaturas estranhas, cujos olhos compridos estão fixados justamente naquilo que incha em seu próprio umbigo.
- A Batalha do Portal: no povoado de Ondeolândia, castigado pela escassez, a chegada de um pássaro carregando o último bebê de uma cidade extinta acirra os ânimos. Três famílias entram em guerra: duas disputam o poder através de um portal mágico, enquanto a terceira luta para resgatar a memória ancestral.
- Quando os Umbigos Brilham: no ápice da trilogia, o cenário é o colapso climático. Uma humana, uma menina-máquina e um cachorro-cogumelo nascem de uma árvore mágica com os umbigos brilhando. Sem memórias, eles precisam provar que ainda há algo de bom na humanidade para salvar o universo, enquanto fogem de uma corporação tecnológica gananciosa.
Sobre o Coletivo Truvação
Nascido em 2019 nos corredores da Universidade de Brasília (UnB), o Coletivo Truvação transformou a rua em seu palco principal. Com o pé na estrada e a missão de descentralizar o acesso à cultura, o grupo leva arte para fora do Plano Piloto, movimentando as Regiões Administrativas (RAs) do DF. Em 2025, o projeto Circuito Cultural levou as primeiras peças desta trilogia para praças e espaços públicos de Ceilândia, Taguatinga, Sobradinho, Candangolândia e Núcleo Bandeirante.
Serviço
Lançamento do Livro Trilogia do Infinito (com coquetel e leitura dramática)
Data: 22 de julho de 2026 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Galeria A Pilastra – QE 40, rua 09, lote 8
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: interpretação em Libras










