O Guará acompanha de perto uma nova etapa na trajetória esportiva de Marcelo Araújo, conhecido como Marcelo Aru. Criado na QE 28 do Guará II, o policial militar e atleta de jiu-jitsu se prepara para representar a Polícia Militar do Distrito Federal no World Police and Fire Games, competição internacional destinada a integrantes das forças de segurança.
A relação de Aru com o Guará acompanha sua história pessoal e profissional. Morador da região desde a juventude, ele mantém vínculos com os lugares e as pessoas que fizeram parte de sua formação. É também no Guará II que está instalado o Batalhão de Aviação Operacional da PMDF, o BAVOP, onde atua desde 2004.
Marcelo ingressou na Polícia Militar aos 23 anos. Paralelamente à carreira na segurança pública, construiu uma trajetória de mais de duas décadas no jiu-jitsu. Atualmente faixa-preta 4º grau, acumulou ao longo dos anos títulos em competições locais, nacionais e internacionais.
Entre as conquistas apresentadas em seu currículo estão o Campeonato Mundial de 2012 e títulos pan-americanos em 2010 e 2019. O atleta também soma resultados nos Jogos Ibero-americanos de Policiais e Bombeiros, no Campeonato Brasiliense e em etapas do circuito do Distrito Federal.
A experiência nos tatames também passou a ser compartilhada fora das competições. Há mais de 15 anos, Marcelo participa e apoia projetos de jiu-jitsu e defesa pessoal destinados a crianças, jovens e adultos. As atividades utilizam o esporte como instrumento para trabalhar disciplina, autocontrole, convivência e hábitos saudáveis.
Agora, o atleta se prepara para um dos maiores desafios de sua carreira. De acordo com as informações encaminhadas ao Jornal do Guará, Marcelo esteve entre 140 policiais considerados no processo de seleção e integra um grupo de oito atletas escolhidos para representar a PMDF no World Police and Fire Games, na Austrália.
A participação, no entanto, envolve despesas com passagens, hospedagem e logística que, segundo as informações repassadas pelo atleta, não serão custeadas pela corporação. Por isso, Marcelo busca apoio para viabilizar a viagem e a participação na competição.
Para o lutador, a presença no torneio internacional representa a possibilidade de acrescentar mais um capítulo a uma trajetória construída entre o serviço público, o esporte e a ligação com o Guará. Caso participe da competição, Marcelo Aru levará para os tatames internacionais uma carreira formada ao longo de décadas e marcada pela relação permanente com a cidade onde cresceu.










