Governo garante UPA do Guará para o segundo semestre

Obra ficará pronta no início de 2022. Recursos já estão disponíveis e falta apenas a liberação do terreno, na QI 23 do Guará II

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Guará começará a ser construída ainda no segundo semestre deste ano com entrega nos primeiros meses de 2022. A garantida foi dada pelo secretário de Saúde, Osni Okumoto, durante a entrega da revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) da quadra Lúcio Costa na manhã desta terça-feira, 20 de julho. De acordo com o secretário, os recursos já estão disponíveis e falta apenas a transferência do terreno na QI 23 do Guará II, onde será construída a unidade, da Secretaria de Economia para a Secretaria de Saúde, o que deve ser concluída até o final de julho. A partir daí, começam as providências técnicas, como a licitação da obra.

A UPA do Guará será a sétima a ser construída ou iniciada a construção em 2021. A primeira a ser entregue será a de Ceilândia, que está com as obras físicas concluídas e será equipada para ser inaugurada em agosto. Até novembro, de acordo com a Secretaria de Saúde, serão entregues as UPAs de Paranoá, Brazlândia, Gama, Vicente Pires e Planaltina.

As novas unidades terão 1,2 mil metros quadrados – e, quando concluídas, terão capacidade de receber cerca de 5 mil pessoas por mês. As sete UPAs estão sendo construídas com recursos (R$ 46 milhões) repassados pela Secretaria de Saúde ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que já administra as seis unidades em funcionamento no DF, além do Hospital de Base do DF e do Hospital de Santa Maria.

 

Como será a do Guará

A UPA do Guará será de Porte II (para cidades de 100 mil a 200 mil habitantes) e terá no mínimo 11 leitos de observação, capacidade de atendimento médio de 250 pacientes por dia. Como é um projeto arquitetônico padrão, como o das Escolas Técnicas, a construção é rápida e pode ficar pronta em até seis meses depois de iniciada a obra, e será construída na QI 23 do Guará II, em frente à estação Metrô Guará, no lote que pertencia à Caesb e foi cedido à Secretaria de Economia, que por sua vez repassará para a Secretaria de Saúde.

A Upa não inviabiliza e nem interfere nas funções do futuro Hospital da Região Centro-Sul, previsto para ser construído no Guará II. As Upas complementam o atendimento dos hospitais ao fazer os atendimentos de emergência e encaminhamento ao hospital correspondente ao tratamento pedido e conforme o grau de complexidade.