A Horta Comunitária do Guará abriu inscrições para Oficina de Chás Medicinais que será realizada no dia 21/05, das 9:00hs às 12hs, na QE 38, Bl.U no Guará II. As inscrições podem ser feitas online pelo link https://cutt.ly/qGvPQEq e pelo número 9859-7353.
Durante a oficina coordenada pela professora Josefa Ataides, o participante aprenderá sobre ancestralidade e plantas medicinais. Identificação e preparo de infusões terapêuticas e degustação. Está incluso no conteúdo ainda a importância da mulher no cultivo e uso de plantas e usos externos de infusões e banhos e escalda pés.
A programação de palestras, oficinas e cursos é parte do projeto Farmácia Viva em implantação na Horta Comunitária sob orientação do farmacêutico Cícero Abiorama, voluntário da horta, e da Líder Comunitária das Ervas Medicinais Simone vaz. Recentemente foram abertos canteiros e feitas mais de 80 mudas de ervas medicinais para o horto medicinal em construção.
O projeto Farmácia Viva em implantação visa envolver a comunidade e reforçar a importância do cultivo de plantas medicinais para auxiliar no tratamento de doenças e no trabalho de caráter social junto à comunidade.
Prêmio “Cidade Empreendedora”
A Horta Comunitária celebra os 53 anos do Guará com a conquista do Prêmio ‘Cidade Empreendedora’ promovido pelo Sebrae-DF e a Administração Regional. A iniciativa teve por objetivo premiar projetos que ofereçam oportunidades de trabalho ao jovem empreendedor e de construir seu próprio negócio.
Foi conquistado primeiro lugar na categoria Empreendedorismo Jovem com o projeto “Composta Guará” que envolveu capacitação de jovens na área da sustentabilidade urbana como hortas comunitárias, compostagem, gestão de resíduos, tipos de coleta seletiva, entre outros temas.
O Troféu recebido pela administradora regional, Luciane Quintana, e a agente de Desenvolvimento Territorial, Viviane de Souza Mello, será extensivo à Horta Comunitária Do Guará em reconhecimento pela execução do Projeto que ofereceu os cursos em agosto do ano passado nas dependências da Horta Comunitária na QE 38, do Guará II.
A entrega do prêmio aos representantes da Horta será no próximo dia (30) durante o encontro comunitário.
Composta Guará
O Projeto Composta Guará foi uma parceria entre a Administração Regional, Instituto Arapoti e Horta Comunitária do Guará para oferecer vagas gratuitas de cursos a moradores do Guará e demais regiões para capacitação em sustentabilidade.
A jornada de duas semanas ofereceu os cursos de hortas e compostagem urbana, no período de 2 a 14 de agosto pela manhã, entre 8h e 11h, e palestras, reflexões e engajamento com o tema sustentabilidade. Foram capacitados cerca de 20 jovens com idade entre 18 e 30 anos residentes na Região Administrativa do Guará, estudantes ou formados em áreas afins, que pretendam empreender na área da sustentabilidade urbana.
Os alunos aprenderam como fazer uma horta, compostagem, gestão de resíduos, tipos de coleta seletiva, adubação, controle de pragas, e palestras sobre empreendedorismo. No encerramento receberam certificados.