Começa a temporada de festas juninas

O Arraiá do Guará abre as festividades neste fim de semana, ao lado da 4ª DP

Junho é mês de festa. E os guaraenses terão muitos motivos para sair de casa e esbaldar-se de comidas típicas e muito forró. As festas da cidade têm se profissionalizado e a cada ano oferecem mais atrações, como parques de diversão, bela cenografia e mais opções gastronômicas, além de ficarem amis seguras para a família guaraense.
A temporada de festas começa neste fim de semana, de 8 a 10 de junho, ao lado da 4ª Delegacia de Polícia, na avenida central do Guará II, com o Arraiá do Guará. “Ao valorizar as tradições culturais, proporcionamos também opção de lazer com um ambiente familiar num grande clima de descontração e confraternização entre os moradores da cidade”, avalia Miguel Alves, organizador do evento. Da decoração às comidas típicas, passando pelas atrações musicais e incluindo a segurança e estrutura física, toda a festa é preparada para que as pessoas se sintam numa tradicional festa junina do interior, ou até mesmo de uma das capitais nordestinas. “Queremos que as famílias se sintam à vontade para prestigiar nossa festa. Teremos espaço com brinquedos infantis, show de palhaços, apresentação de quadrilhas e bandas de forró e opções de diversão para toda a família”, conta Miguel.
As atrações musicais desse ano prometem. A banda que tem sido a grande revelação brasiliense, Cangaceiros do Cerrado, vai animar a primeira noite de festa junto com o Forrozão Bambolê do mestre forrozeiro Vital. A banda Caco de Cuia, que tem origem na antiga Paraibola, promete esquentar o sábado. E, para encerrar o fim de semana de festa, no domingo a banda Pé de Cerrado apresentará um show onde retrata as cirandas, coco, catira, boi e outros elementos da tradicional cultura popular. A entrada da festa custa R$ 5 e os organizadores pedem para que as pessoas levem agasalhos para doação. “Ao final da festa queremos levar calor e aconchego às pessoas em situação de rua também”, enfatiza o produtor.

São João do Guará
Pelo terceiro ano consecutivo, o São João do Guará vai ocupar a área verde próxima ao Edifício Consei. A localização, com amplo estacionamento, permite a instalação de um grande parque de diversões para as crianças e adultos, a mais variada e completa praça de alimentação das festas do Guará e cenários de fazenda para completar o aconchegante clima caipira. Organizada pelo grupo Mães e Filhas do Guará, a festa notabilizou-se por ser uma atividade familiar. A área cercada, monitorada por dezenas de seguranças privados e brigadistas, e a disposição das atrações garantem um clima de segurança para levar as crianças e os idosos, que não pagam o ingresso de R$ 5.
No São João do Guará vão se apresentar o trio Balançado, a banda Potência do Cerrado, o Forró 3 de Maria e a Encosta N’eu. Mas, certamente as atrações mais aguardadas são as quadrilhas Rasga Saia, Paixão Cangaço e Coisas da Roça, famosas no Distrito Federal e região. Cada quadrilha é composta por dezenas de dançarinos e os figurinos e a caracterização encantam.