À semelhança do que aconteceu em 2018 com a eleição da desconhecida Júlia Lucy, por coincidência, moradora do Guará, Dayse Amarilio Diniz, 45 anos, nova deputada distrital, também não era muito conhecida da comunidade guaraense, embora tenha sido criada e continue morando na cidade. A votação dela veio majoritariamente dos seus colegas da enfermagem – é presidente licenciada do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).
Por ter sido a única parlamentar eleita entre os moradores da cidade, Dayse pode ser considerada a partir de 2023 a principal líder política do Guará com a saída de cena do deputado distrital Rodrigo Delmasso, que não conseguiu se reeleger. Ela ocupa o espaço também do ex-deputado distrital Alírio Neto, que não se elegeu deputado federal.
Luta pela classe
Eleita pelo PSB, favorecida pelo quociente eleitoral, com 11.012 votos, Dayse é moradora do setor Iapi, depois de ter morado em várias quadras do Guará, onde foi criada. Como enfermeira, é servidora da Unidade Básica de Saúde 2, licenciada para atuar no Corem e na campanha polícita.
Na UBS 2, foi coordenadora do serviço de Agentes Comunitários de Saúde e atuava nas ruas visitando e fazendo cadastros de moradores. Ela também coordenava grupos de encontros de diabéticos, hipertensos e gestantes. Foi também professora de cursos particulares de enfermagen.
De acordo com o gerente da UBS, Paulo César Azevedo, colega de trabalho e chefe dela por mais de dez anos, “Dayse sempre se mostrou uma líder e uma profissional dedicada. O Guará e a categoria da enfermagem vão estar muito bem representados na Câmara Legislativa “.
Como presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Dayse Amarilio se destacou pela luta dos enfermeiros e profissionais da saúde durante a pandemia da Covid.