A Pilastra lançou o nono videoclipe do projeto Sinestesia | Entre Som e Imagem. Viciada ni tu, das artistas Tonhão Nunes e Taira Nebulosa, com interpretação em Libras por Tatiana Elizabeth, e trata da pessoa que ama e que é protagonista de seus sentimentos. vídeo tem versão com tradução em Libras interpretado por Tatiana Elizabeth. O vídeo estará disponível no d’A Pilastra no Youtube @a.pilastra. Sinestesia | Entre Som e Imagem é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). A Pilastra fica na SMBS 01 lote 01 loja 01 – Guará II, Brasília-DF. No Instagram, @a.pilastra.
Viciada ni tu
As artistas Taira Nebulosa e Tonhão Nunes empoderam-se no sentir. Materializam em sinestesia a figura de quem ama, com força, é poderosa, dona e protagonista da própria história, e dos seus afetos. Resgatam a aranha como símbolo, aquela que tece, que caça, que se basta, tece no mundo sua teia que também é a sua história. mais precisamente a viúva negra, que se sozinha se basta, mas aqui se prepara para capturar uma nova mosca como na música se prepara para viver um novo amor.
Sobre as artistas
Tonhão Nunes, artista Sonora: Cantora, compositora, performer, artista educadora, artista de rua e gestora pública. Iniciou seus estudos de canto e teatro em 2010, na Escola de Música, Dança e Teatro “Adilson Menezes” em Valparaíso de Goiás. Passando pela formação musical no Instituto Espaço Arte Brasília. É “Cantora / Performer” no Bloco do Amor, um coletivo carnavalesco e plural em todas as formas, agregando artistas de diversas linguagens e identidades que anualmente desfilam seus carnavais na Via S2. Integra a banda Cantigas Boleráveis, uma banda-performativa-latino-americana-greco-goiana.
Taíra Nebulosa, artista Visual: Artista do Distrito Federal, começou como componente do Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos (GPCI) em 2014, atuando em áreas como: vídeo-arte, edição de vídeo, fotografia, produção, instalação e performance, além da experiência de trabalhar em grupo, já organizou oficinas e exposições, em coletivo, em galerias e museus. Desde 2017, desenvolve sua poética pessoal em câmera analógica entre outras produções.
Em Libras
Tatiana Elizabeth convive com a Comunidade Surda desde os 06 anos de idade e iniciou aos 18 anos como professora, alfabetizando crianças surdas e no projeto de Educação para Jovens e adultos – EJA Surdos em Recife – PE. Intérprete de LIBRAS do DFJUG – Brasília Java User Group, reconhecido pela Sun como o segundo maior grupo de usuários Java do Mundo. O JAVA’S – Java social é um programa do DFJUG, onde eram oferecidos cursos gratuitos de Informática para pessoas com deficiência. Também foi intérprete de inglês para dentistas, médicos e enfermeiros americanos no projeto de auxílio às comunidades carentes do DF/Entorno e em outras cidades (Aurora do Tocantins, Arraias e Taguatinga – TO. Foi vice presidente do Sindicato dos Trabalhadores Intérpretes, Guia-intépretes e Tradutores da Língua Brasileira de Sinais do DF (2014/18), graduanda em Pedagogia, formada no Magistério, intérprete e mediadora cultural, Gerente da Central de LIBRAS (2011/13), Intérprete de LIBRAS do ex governador Agnelo Queiroz (2013/15), assessora do conselho de Direitos Humanos do Distrito Federal (2011), coordenadora executiva do Fórum Permanente de Apoio e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do DF e Entorno – FAPED (2010/13).
Próximos lançamentos
Na próxima semana, A Pilastra realiza o último lançamento do projeto Sinestesia | Entre Imagem e Som com o videoclipe “Que pena”, Vika Vieira e Paula Catu (18/11). Os vídeos já lançados, ficam disponíveis para visualização no canal d’A Pilastra no Youtube.
Sobre o projeto
“Sinestesia | Entre Imagem e Som é sobre encontros improváveis. O cruzamento de sensações diferentes numa só impressão, um cheiro que evoca uma cor, uma imagem que evoca um som. Pensamos na integração estratégica e provocativa entre artes visuais e música que contemplem o público surdo. Conscientes dos diferentes públicos que cada frente já possui naturalmente, vemos o encontro dos três como uma ação agregadora e extremamente potente para a sensibilização de novos públicos, levando artes visuais ao público musical e música produzida e criada no Distrito Federal ao público cativo das artes visuais e à comunidade surda. Pessoas que de outra maneira não teriam contato com essas formas de manifestação artística de maneira acessível aqui o farão por meio de Sinestesia”, afirma a diretora criativa Gisele Lima.
Serviço:
Viciada ni tu
Lançamento do videoclipe 9 | Projeto Sinestesia | Entre som e Imagem
De | Tonhão Nunes | artista sonora
Taira Nebulosa | artista visual
Em Libras por | Tatiana Elizabeth
Quando | 03/11, quinta-feira
Onde | @a.pilastra no Youtube
Direção artística | Gisele Lima