Domingo, 4 de dezembro, para quem gosta de mexer com a terra e plantar, a sugestão é participar do plantio de mudas no Bosque dos Eucaliptos, um dos três parques do Guará – os outros são o Ezechias Heringer e o Denner (no Polo de Moda). Em mais uma ação do movimento Guará Tempo de Plantar, que reúne voluntários que se mobilizam todos os anos para ajudar no reflorestamento de uma área urbana ou rural, serão plantadas cerca de 150 mudas de árvores do cerrado no parque entre as QEs 38, 42 e 44 do Guará II.
Essa será a quarta ação de plantio no Bosque dos Eucaliptos, promovido pelo movimento, que já plantou cerca de 2 mil mudas de árvores do cerrado em quatro anos no parque. De acordo com Simone Vaz, coordenadora do Guará Tempo de Plantar, a ação deste ano será voltado também para a manutenção do que já foi plantado. “Vamos fazer um consórcio de espécies arbustiva utilizadas como adubação verde , como o Feijão Andu, Feijão de Porco, Mucana Preta, e utilizaremos as plantas de espécies primárias, as mais recomendadas para esse tipo de manutenção, porque garantem uma espécie de forração do terreno para a sustentação das mudas de árvores de porte maior”, explica.
Simone calcula entre 30% e 40% a perda das cerca de 350 mudas plantadas no ano passado no parque. As causas, segundo ela, foram a falta de manutenção, a seca e o serviço de poda da grama realizada pelas equipes da Administração Regional, que, por falta de conhecimento técnico, não sabem diferençar o mato a ser cortado do que deveria ser preservado. “Das mudas de buriti que foram plantadas no ano passado, apenas uma foi salva, mesmo com a umidade do solo nas proximidades das nascentes dentro do parque”, afirma Simone. Além da falta de manutenção e do cuidado na poda do mato, ela reclama também do aumento da área ocupada por uma empresa que usa parte do parque para armazenar areia e guardar máquinas de grande porte usadas em terraplenagem.