“Cada Fresta É Um Feixe” é o nome do novo trabalho autoral de Anna Moura, o lançamento consiste em uma série de canções inéditas, onde para cada faixa de áudio lançada nas plataformas digitais de música, é lançado um lyric video em Libras no canal da artista no Youtube.
No dia 13 de janeiro foi lançado o single de estreia do EP, intitulado “Farpa”, a canção que abre os caminhos do novo trabalho de Anna Moura pode ser ouvida e inserida em playlists de ~músicas com críticas sociais afiadas e arranjos de peso~. Já no Youtube, o público pode assistir à interpretação e tradução da canção em Libras, executada brilhantemente por Bárbara Barbosa, Gestora Cultural e Especialista em Acessibilidade no Ambiente Cultural. As outras 3 canções para ver e ouvir- “Quatro Cantos”, “Féretro” e “Consolação” – são as autorais que completam o repertório desse trabalho que será lançado oficialmente no dia 24 de março de 2023.
A ideia que norteia e conduz o enredo deste trabalho dialoga com a vontade incessante de quem jamais se deitou, nem por um instante, em berço esplêndido e, por consequência de uma vida de correria, à margem do gozo de privilégios, faz de mínimas chances, grandiosas oportunidades. Sob a luz desse pensamento, cada uma das 4 canções são reflexos do anseio de revelar um pouco de tudo que Anna Moura é capaz de criar. “Cada Fresta É Um Feixe” apresenta amostras de diversas possibilidades de linguagens artísticas que Anna Moura desenvolve. “Farpa” traz referências do RAP Nacional e da poesia marginal, sempre presentes em sua vida pessoal e em sua carreira artística, “Quatro Cantos” se conecta com manifestações culturais pernambucanas e reverencia a potência do maracatu e do manguebeat nos arranjos, “Féretro” revela o flerte íntimo da cantora com o Rock Popular Brasileiro, sempre tão associado às suas performances ao vivo, “Consolação” é o match certeiro da artista com a Nova MPB, estilo musical que possibilita a experimentação e a diversidade de criação.
Anna Moura
Anna Moura é cantora, compositora, instrumentista, atriz, poeta e arte-educadora. Suas criações dialogam com suas vivências enquanto pessoa negra, sapatão, artista de rua e professora. Natural do cerrado e criada no Rio de Janeiro, Anna Moura, aos 31 anos, traz na língua e no verbo suas vivências marginais e suas referências consagradas. Seu repertório, que revela influências da MPB, do Reggae-Rock brasileiro e do RAP Nacional, encara a música e a poesia como ferramentas indispensáveis às revoluções socioculturais. No ano passado, Anna Moura venceu o concurso de música autoral da Rede Globo, “Brasília Independente, por escolha do júri técnico, formado por figuras importantes da cena musical do Distrito Federal. Ainda no ano passado, a artista representou o Brasil no Campeonato Mundial de Slam (World Poetry Slam Championship) e dentre mais de 40 competidores de diferentes países do mundo, classificou-se em 6º lugar! Agora, em 2023, o lançamento do seu mais recente trabalho, um EP Visual com quatro músicas pra ver e ouvir (onde para cada faixa de áudio, é lançado um lyric video em Libras), intitulado “Cada Fresta É Um Feixe”, está em andamento.