Grande São João do Guará superou as expectativas

Evento que abriu os grandes festejos juninos da cidade foi marcado pela riqueza cultural, as exposições e a decoração

Nem coincidência do feriadão de Corpus Christi prejudicou a presença de público no Grande São João do Guará, realizado no final da semana passada, no Centro Comunal I. Pelo contrário, os quatro dias de festa foram prestigiados por um grande público, acima, inclusive da expectativa dos organizadores.
Além da quantidade e variedade de comidas, os destaques foram a programação cultural, como o Bumba do Seu Teodoro, quadrilhas, bandas de música nordestina, e a decoração, com destaque para os balanços e o varal de lâmpadas personalizados, a mercearia do Baim (feita em homenagem ao pai de Miguel Edgard Alves, organizador do evento) a Boneca Dançarina Anastácia, as bandeirinhas de fitas coloridas (originais e tradicionais desde a primeira edição da festa), os bois espalhados pela arena e a Capelinha de Melão.

 

 

Cultura cura

O homenageado desse ano, Boi Bumbá, estava em todos espaços: os bois de Pirenópolis, Parintins e do Maranhão, Seu Teodoro, além dos filmes e oficinas do Bumba Meu Boi. “Nosso trabalho é, além de levar o entretenimento, mostrar e valorizar a cultura popular brasileira. Foram quatro dias de intensas manifestações culturais. A cura é a cultura!”, afirma o organizador Miguel Edgard Alves.
Para o próximo ano, a Confraria Diversão e Arte, e o Festival Kombinando Cultura e Ideias, já lançaram o tema de 2024: será o Rei do Baião, o músico que é a marca registrada do forró e que retratou em suas músicas as alegrias e sofrimentos do povo brasileiro, em especial os nordestinos.