Inspirado nas pequenas cidades do interior, onde laços de amizade se constroem nas praças, ao redor de um coreto, palco para apresentações artísticas que convidam as famílias a se divertir. O Festival Coretinho promove, nas tardes dos dias 1º, 8 e 15 de julho (mês de férias escolares), momentos de descontração com apresentações de teatro de bonecos, palhaçaria, música e recreação para a meninada e família, com entrada franca.
Para criar uma atmosfera lúdica e encantadora aos olhos dos pequenos, o Festival vai instalar um coreto, com decoração especial, que servirá de palco. Aberto, em todos os lados, a plateia de pequenos e pequenas vai se sentir inserida nos espetáculos e convidada a interagir com as e os artistas. O projeto conta com fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF para sua realização.
As atrações do Festival têm no repertório encenações em diferentes linguagens que respeitam a diversidade e levam ao público diversão e cultura popular. “Apresentaremos grupos e artistas com longa trajetória no DF e experientes quando o assunto é divertir sem deixar de lado a importância de agregar conhecimento em seus espetáculos.”, relata Sergio Martins, morador do Guará, produtor cultural há mais de 30 anos e idealizador do projeto.
Escolher com atenção peças artísticas para crianças se alinha ao cuidado em oferecer arte essencial para o amadurecimento cognitivo, “pois as ajuda não apenas a construir sua percepção de mundo, mas a expressá-la, além de contribuir na formação de seres humanos intelectualmente vigorosos.”, aposta Martins.
Com início sempre às 15h, quem conduz a programação é a Mestra de Cerimônias Casarina, palhaça bonequeira interpretada pela artista Lela do Cerrado, que apresenta as atrações. A recreação, nos três sábados, fica por conta da companhia Largo Sorriso de brincadeiras tradicionais. Acompanhada por monitores, a meninada vai brincar de Amarelinha, Pintura de rosto, Corre Cotia, Batata Quente, Pula Corda, Elástico, Dança da Cadeira, Escravos de Jó e muito mais.
É de Taguatinga e já conquistou o Brasil e o mundo. O grupo Mamulengo Sem Fronteiras, em seus mais de 20 anos de estrada, vem encantando crianças e adultos com teatro de bonecos mamulengos e outras técnicas. No Coretinho, dia 1º de julho às 16h, apresenta “Exemplos de Bastião”, teatro baseado na literatura de cordel e, entrelaçado por música, conta a história de um Palhaço de Folia de Reis, que se mete em confusões.
Logo depois, às 17h, com muito ritmo e esbanjando descontração, tem a Excêntrica Família Firula. De três integrantes, essa família apresenta um espetáculo-brinquedo. Quando música, bagunça e firulas, transbordam afeto recomendado a pessoas de todas as idades.
“Pensamos o Coretinho com a intenção de valorizar a importância do teatro, do circo e da música como ferramentas essenciais para o bem-estar das crianças e suas famílias, por isso, inclusive, escolhemos um parque, para que essa experiência cultural seja aproveitada em meio a uma paisagem natural e ao ar livre.”, detalha Sérgio.
Festival Coretinho
Local: Parque Ecológico Ezechias Heringer
Endereço: Gleba 1 – Guará II
Dias e horário: 1º, 8 e 15 de julho, sábados, das 15h às 18h
Entrada franca e de classificação livre para todos os públicos
Informações: https://instagram.com/festivalcoretinho
Programação:
Sábado, 1º de julho de 2023
15h: Largo Sorriso, brinquedos e tradições
16h: “Exemplos de Bastião”, com o Mamulengo Sem Fronteiras
17h: Excêntrica Família Firula
Mestra de Cerimônias Palhaça Casarina
Sábado, 8 de julho de 2023
15h: “Caixa de Mitos”, com As Caixeiras Cia. de Bonecas
16h: “Lia de ManaKá”, com Os Buriti Cia. de Teatro
17h: Largo Sorriso, brinquedos e tradições
Mestra de Cerimônias Palhaça Casarina
Sábado, 15 de julho de 2023
15h: Largo Sorriso, brinquedos e tradições
16h: “Vida Viva de um Palhaço”, com o Palhaço Mandioca Frita
17h: “As Aventuras de Goyá na Agrofloresta”, com Dielle Mendes
Mestra de Cerimônias Palhaça Casarina