Nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2023, das 9h às 17h, a Casa da Cultura do Guará será palco de um evento que promete celebrar e promover o envelhecimento saudável, ativo e uma longevidade feliz e prazerosa. O “1º Fest Eco Envelhescência: Uma Ponte Para a Longevidade” reunirá pessoas de todas as idades em uma jornada de celebração e reflexão.
Este evento, cujo objetivo é construir uma ponte intergeracional, revisitará as histórias e desafios vividos por adolescentes, jovens e adultos em pleno processo de envelhecimento. A iniciativa visa criar um espaço para compartilhar narrativas inspiradoras de superação, alegria e afeto. É uma oportunidade para reconhecer a importância do respeito às histórias de vida de todas as gerações.
Brasília é o lar de 360 mil pessoas com mais de 60 anos, carinhosamente chamadas de “60+”. Essa comunidade, muitas vezes referida como a “Economia Prateada,” desempenha um papel fundamental na sociedade e oferece uma fonte inesgotável de energia para todos. O 1º Fest Eco Envelhescência honra esses membros da comunidade e destacar seu valor inestimável.
O evento contará com uma variedade de atividades, incluindo poesia, música, diálogos, exposições de artes, economia solidária, literatura, cuidados de saúde, convivência e homenagens às pessoas que servem de inspiração para todos os que buscam envelhecer com qualidade de vida.
O 1º Fest Eco Envelhescência promete ser um marco na promoção de um envelhecimento saudável e ativo, além de fortalecer os laços entre as gerações e inspirar um futuro de longevidade feliz e prazerosa.
“Vamos Celebrar as nossas conquistas para o envelhecimento saudável, ativo e uma longevidade feliz e prazerosa. Estamos conquistando com muita união e luta, vários direitos, entre esses direitos o de sermos respeitados pelas nossas histórias de vida. Queremos também ser uma ponte infinita para as futuras gerações, por isso, realizemos o 1 Fest Eco envelhescência: uma ponte para longevidade. Será intergeracional e contará com adolescentes, jovens e adultos em pleno processo de envelhecimento e precisam contar e ouvir histórias fascinantes de desafios, superação, alegria e afeto”, explica Everardo Aguir, um dos organizadores do evento.
PROGRAMAÇÃO
18 de Outubro de 2023
9h30 – Abertura com um Sarau de Poesias
10h – Fala dos colaboradores
10h30 – Roda de conversa com o Tema: Conviver.
1 – Patrícia Guimarães – Arte Educadora, Dançarina 60 + Aposentada pela Sec. de Educação
2- Alessandra Santos, Jovem paraense, de Parauapebas, liderança do Fora do Eixo e da Mídia NINJA. Ativista e moradora das Casas Coletiva.
3 – Elias Paulino – Servidor Público, aposentado que contará a sua experiência como Cuidador da sua mãe
14h30
Roda de conversa – As Universidades, Longevidades e seus desafios
Uniser /Prof. Dra. Margô – Fórum de Defesa dos Direitos da PessoaIdosa.
16h Sarau
19 de Outubro de 2023
9h30
Roda de conversa – Alegria de viver em Movimento: A importância da Ginastica e a dança para o corpo, alma e saúde mental.
Professor Alessandro Medeiros do Programa Ginastica nas 9uadras da Secretaria de Educação e Andrea Maciel – Pós – Graduada em Dança e Conceituação Corporal e Psicomotrista.
10h30
Roda de Conversa – Etarismo Mecardo de Trabalho e o Impacto na Vida das Mulheres. Participação da União Brasileira das Mulheres e Juliana Martins Pinto, Professora, Dra em fisioterapia pela UnB
14h30
Envelhecimento Saudável
lara Maria e Carla Daniela da Empresa Perspectivas e soluções intergeracionais Ltda.
15h30
Roda de conversa – O Valor da Economia Solidária
20 de Outubro de 2023
9h30
Roda de conversa – Cuidado, seus desafios e afetos
Coletivo Filhas da Mãe
10h30
Universidades, Longevidades, seus desafios e soluções.
UFT – Universidade Federal do Tocantins
14h30
Roda de conversa – Empatia entre Gerações
Com a Sra. Mila Mesquita, especialista em neurociência e desenvolvimento humano.
15h30
Oficina com a professora Andreia Prado Arte terapia e seus bons resultados