O projeto Encanta Brasil – A Arte em Novos Horizontes é uma iniciativa que pretende tratar a arte não apenas como deleite ou entretenimento, mas enaltecer sua missão maior de elevar o ser humano, através da manifestação do bom, belo e verdadeiro. A iniciativa busca compartilhar a arte de qualidade desenvolvida no Brasil, em suas mais diversas linguagens, fortalecendo assim nossa identidade cultural. Dessa forma, surge com o desenvolvimento de uma capacitação de grande relevância para cena artística brasiliense.
Nos dias 16 e 17 de novembro, o projeto traz a oficina A Arte em Composição, destinada a músicos, compositores e admiradores da arte, para compartilhar uma oficina musical de “prática de conjunto” com a Banda Café com Blues da cidade de Vitória da Conquista na Bahia e que traz em suas composições a história do povo do sertão.
Mesclando com o ritmo do blues nasce uma mistura diferente do que já é de costume ouvir, nascidos na região onde grandes músicos como Elomar e Xangai bebem de um fonte rica em cultura que é a caatinga da Bahia, traz na sua musicalidade um repertório com uma linha cultural bem expressiva, fazendo parecer aos que conhecem o trabalho um novo estilo musical sem rótulos ou nomenclaturas.
A café com Blues é composta por 9 músicos com uma variedade de instrumentos entre flautas, gaitas, guitarras, violão e violas, bateria, percussão, baixo e um naipe de sopro com uma pegada marcante que abrilhanta ainda mais o trabalho do grupo.
A oficina consiste em um trabalho de prática de conjunto, onde será abordado como a banda trabalha suas composições e como acontece a pesquisa, os trabalhos dos ensaios e estrutura para shows, como escolher repertório, ordem das músicas e como despertar para a composição do trabalho autoral numa troca de experiência com o público no sentido de fomentar a cultura, trazendo a música do nordeste, em especial da caatinga da Bahia, como exemplo do trabalho desenvolvido, a fim de despertar a busca pelo movimento criativo e reconectar os candangos nordestinos e seus descendentes e a todos que queiram conhecer um pouco mais deste universo sertanejo musical rico em nuances inspiradoras.
Nesta oficina em especial teremos a participação do menestrel Xangai, renomado interprete da canções de Elomar, onde faremos um mergulho no universo da composição de Elomar Figueira de Melo, seu ambiente, sua fonte de inspiração e algumas histórias de como é o processo criativo e desvendando os acontecimentos que fizeram Elomar compor alguns dos clássicos que conhecemos hoje de sua obra.
DIAS 16 e 17 de novembro de 2023
Dia:16.11.2023 (quinta) Clube do Choro – das 10h às 12h
Dia 17.11.2023:(sexta) Casa da Cultura do Guará – das 9h até 12h e das 14 às 17 horas.
Número de participantes: 50 vagas
Público-alvo: Músicos
Oficina gratuita!
Idade: a partir de 10 anos.
Apoio: Deu Certo Produções e Gerência de Cultura do Guará