Todos os sábados, nas próximas 7 semanas, uma praça diferente vai receber o Festival do Guará. A cidade com mais praças por habitante do Distrito Federal vai celebrar o estilo de vida e a arte guaraense, em uma vitrine da produção artística da região administrativa.
Todos os artistas foram selecionados por chamamento público, em uma parceria da Secretaria de Turismo, Administração Regional e o Conselho Regional de Cultura do Guará. São 7 artistas plásticos, que farão intervenções no mobiliário urbano e 21 atrações nos palcos, envolvendo música, teatro e contação de histórias.
“O Festival do Guará nasceu para valorizar a cultura local, gerar renda e oportunidades aos nossos artistas e agregar ainda mais a comunidade. É uma oportunidade de mostrar ao mundo nossos artistas e a arte feita aqui, enquanto acontecem ações culturais comunitárias. É realizar eventos para os moradores próximos, enquanto registramos todas as apresentações para mostrar ao mundo o que a cidade produz”, conta o presidente do Conselho de Cultura do Guará e coordenador-geral do projeto, Rafael Souza.
A cada sábado, ao fim da tarde, a praça recebe 3 atrações musicais, cênicas ou literárias e artistas plásticos com intervenções estéticas no espaço público. Uma oportunidade para os moradores e visitantes vivenciarem a arte feita no Guará, além de conhecer os artesãos e os foodtrucks locais.
“O Guará é uma cidade rica em cultura e tradição, que reúne tudo em um só ligar, merecendo um festival que ressalte e potencialize o turismo cultural. Este evento também é uma excelente vitrine para os artistas, além de gerar um fluxo na movimentação econômica. O Guará tem muito a oferecer aos visitantes e moradores”, destaca o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.
A primeira praça a receber a programação é a da QI 2, uma das mais movimentadas e bem cuidadas da cidade, graças à atuação da prefeitura comunitária local, comandada por Francisco Xavier, o popular Pequito. No dia 24 de fevereiro apresentam-se o Quarteto Alvorada, interpretando música clássica e popular nas cordas dos violinos, da viola de arco e do violoncelo, a cantora Márcia Tauil, acompanhada de Cairo Vitor e Ana Noronha, com um repertório em homenagem a artistas brasileiras, como Clementina de Jesus, Cely Campelo, Cecéu, Rita Lee, Marina Lima, e canções autorais premiadas em festivais e mostras, e Nyedja Gennari, uma das mais conhecidas contadoras de histórias de Brasília, autora dos livros Fofoca Reversa e O Mundo Azul de Samuel. Para a intervenção na praça, está escalado o coletivo Poesia e Arte Urbana, unindo literatura e artes visuais.
O Festival do Guará é realizado pelo Instituto Latinoamerica, em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer do DF e apoio da Administração do Guará, Junta de Prefeituras e Associações Comunitárias do Guará e o Conselho Regional de Cultura do Guará.
Programação (acompanhe atualizações em doguara.com.br)
24 de fevereiro: Praça da QI 2
com Nyedja Gennari, Quarteto Alvorada, Márcia Tauil e coletivo Poesia e Arte Urbana
2 de março: Praça da QE 38
com Kris Maciel, Diego Galeno, As Caixeiras Cia de Bonecas e Naomi Cary
9 de março: Praça da Creche, QELC 1 Lúcio Costa
com Nilva Souza, Duo Nauta , Veruzza e Hamilton Zen
16 de março: Praça da QE 28
com Banda Deus Preto, Mamulengo Fuzuê, Duo Accordi e Scorpia
23 de março: Praça Arerê QE 40
com Mano Dáblio, Zé Regino, Duo Pai e Filha e Santa Surda
30 de março: Praça das Artes QE 20
com Mariana Camelo, Carol Nóbrega, MEGr Neres e Ranuk
6 de abril: Praça da QI 9
com Tribo das Artes, Brazilian Blues Band, Diego Sousa Religare e Zakeu