De 20 a 23 de junho acontece uma das maiores festas juninas do Distrito Federal. Com expectativa de mais de 50 mil pessoas neste ano, o São João do Guará chega à sua sétima edição. Por trás do evento estão as parceiras e amigas Mayara Franco e Tâmara Mansur.
A dupla se conheceu, há mais de 8 anos, no grupo Mães e Filhas do Guará. Após realizarem alguns eventos de menor porte, foram fazer um curso com a equipe de produção do Rock in Rio. Foi quando nasceu a ideia de promover o São João do Guará.
“Sentimos que o DF precisava de uma grande festa fora do Plano Piloto. Tudo era muito concentrado por lá. Aliado a isso, percebemos a necessidade de fortalecer o Guará e acabou dando certo demais”, lembra Tâmara Mansur.
Mais que uma grandiosa festividade, elas encaram o São João do Guará como um ato de resistência e combate ao machismo estrutural da sociedade. “Somos capazes, determinadas e homem nenhum nos intimida. Nos propusemos a lutar contra o machismo e contra a desvalorização da mulher. E dentro de um evento onde lidamos com 80% de homens, a situação não seria diferente, e agimos com seriedade, muito profissionalismo e respeito. E não aceitamos menos do que isso dos nossos fornecedores, parceiros e funcionários”, enfatiza Mayara Franco.
Mães, esposas, produtoras…
Assim como todas as mulheres, elas têm a vida bastante corrida. “Somos mães, mulheres, casadas, produtoras cultural e trabalhamos fora. Fora isso, somos responsáveis por gerar centenas de empregos diretos e indiretos e movimentar a economia em nossa cidade”, completa Tâmara Mansur.
Durante o período do evento, que começa em agosto do ano anterior, elas assumem o papel de coordenadora de projetos e analista, é quando trabalham para definir o tema, o cenário e as mudanças precisam fazer para chegar a junho do ano seguinte com tudo em ordem.
Por falar nisso, o tema de 2024 é “Raízes do Sertão”. Nos próximos dias, a dupla vai a Campina Grande, na Paraíba, para buscar novas inspirações a serem implantadas na festa do Guará. “O objetivo é exaltar o povo, as histórias e os costumes do interior nordestino. Na edição passada, o São João do Guará foi eleito um dos maiores do Distrito Federal, segundo a Associação de Quadrilheiros de Brasília e recebeu da Câmara Legislativa o título de “Patrimônio Imaterial de Brasília”. Vamos manter a tradição e promover uma festa ainda melhor”, aposta a produtora cultural Mayara Franco.
Nos próximos dias, as primeiras atrações começam a ser divulgadas. Porém, uma apresentação está confirmada: a banda Farinha com Rapadura, de Campos Belos (GO), de forró. Em 2023, esse foi um dos shows que mais animou os participantes.