Limpeza preventivas de bueiros

Administração regional, em parceria com órgãos do GDF, atua para retirar lixo e entulhos acumulados nas bocas de lobo da cidade

Com o início do período chuvoso, a Administração Regional do Guará intensificou a operação para manutenção e limpeza das bocas de lobo da cidade. O objetivo é desobstruir os bueiros e permitir que as águas da chuva escorram livremente pela rede de drenagem de águas pluviais e assim evitar os alagamentos. No total, mais de 100 pontos estão previamente mapeados.

A ação, coordenada pela equipe da Divisão de Obras da administração regional, tem o apoio do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Nesta semana, os trabalhos foram executados na QE 26, QE 28 e na região das novas quadras. As equipes retiram principalmente folhas e lixo. Após isso, as bocas de lobo são lavadas e realizados os reparos necessários nas estruturas.

“É determinação do governador Ibaneis Rocha esse trabalho de prevenção. Nas últimas semanas, temos reforçado essa força-tarefa para a limpeza dos bueiros em toda a cidade. Essa manutenção é fundamental para evitar a obstrução e alagamentos nesse período de chuvas que se inicia”, destaca o administrador do Guará, Artur Nogueira.

“Assim como a Administração do Guará, o projeto Mãos Dadas está à disposição de qualquer órgão público que precise de mão de obra para realizar serviços pontuais. A Seape, visando ampliar as oportunidades de ressocialização, criou também o projeto Reformando Vidas, que utiliza a qualificação profissional de pessoas em regime semiaberto para executar serviços mais complexos. Ao oferecer trabalho e qualificação, esses projetos contribuem não apenas para a reinserção social dos participantes, mas também para a melhoria dos serviços públicos e a redução da reincidência criminal”, destacou o chefe de gabinete da Seape, Alex Fernandes.

 

População pode ajudar

Encontrou resíduos descartados em áreas públicas próximas à sua casa? Você pode fazer uma denúncia pela Ouvidoria do GDF. Basta registrar a ocorrência no Disque 162 ou pelo site Participa DF. Não se esqueça de incluir o endereço completo e, se possível, anexar fotos do local. A Administração do Guará reforça o pedido para que os moradores evitem jogar lixo e entulhos pelas ruas nesse período de chuvas, pois essa atitude pode ocasionar problemas nas redes de drenagem da cidade.