Morreu nesta terça-feira, 22 de outubro, Almerita Ferreira Sabóia, 67 anos, presidente do da Casa da Amizade do Guará. Ela estava internada há 50 dias para tratamento de uma infecção, sem causa aparente, que foi se generalizando até o organismo não mais resistir.
Almerita viveu intensa atuação social e política – foi candidata a deputada distrital tendo como bandeira a mulher e a população negra e participou de campanhas políticas no DF e Entorno. Aposentada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologia (CNPQ), trabalhou também no Ibict, Presidência da República, Procuradoria Geral, Defensoria Pública do DF. Formou-se em advocacia com especialização em Vara de Família.
Em julho, ela recebeu a comenda “Mérito Feminino”, concedida pela Rede Internacional de Proteção à Vítima Laço Branco Brasil, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências, Arte, História e Literatura por sua atuação em defesa da mulher.
Sambista e percussionista, tocou na bateria das Escolas de Samba da Aruc e Acadêmicos da Asa Norte e desfilou pela Capela Imperial.