Será no dia 18 de novembro, sexta-feira, a grande ação contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue no Guará, coordenada pela Administração Regional em parceria com órgãos de saúde, de segurança e com lideranças comunitárias. As providências do governo serão acompanhadas de uma campanha de conscientização dos moradores para que mantenham seus ambientes limpos sem focos do mosquito Aedes aegypti. Caso essa conscientização não obtenha os resultados esperados, o governo pretende voltar a multar e a tomar medidas mais enérgicas contra os moradores que não respeitarem as recomendações.
A primeira reunião da frente contra a dengue foi coordenada pelo administrador regional do Guará, Artur Nogueira, e contou com a presença da chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental do Guará, Herica Marques, do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Vicente Parente, e do delegado-chefe adjunto da 4ª Delegacia de Polícia Civil, Filipe Campos. Representantes das áreas técnicas da Novacap, secretarias de Educação, Saúde, DF Legal e Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também participaram, porque são órgãos fundamentais no controle e fiscalização das ações contra a dengue.
Ações conjuntas para a conscientização da população e o trabalho integrado para o reforço na limpeza da cidade foram assuntos discutidos entre os órgãos do GDF. Líderes comunitários presentes na reunião ajudaram a mapear as áreas mais críticas em relação ao descarte irregular de lixo no Guará.
“A prevenção é a melhor arma contra a dengue. Temos intensificado as ações nas últimas semanas para a limpeza de áreas verdes, becos e outros locais públicos que podem ser focos do mosquito Aedes aegypti. Porém, a conscientização da população também é fundamental. Afinal, a luta contra à dengue deve ser uma missão de todos”, afirma o administrador regional, Artur Nogueira.
Conscientização
A chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental do Guará, Herica Marques, orienta que os moradores verifiquem o interior de suas residências. “É importante checar as caixas d’água e calhas do telhado, eliminar garrafas e tudo o que possa acumular água. Os cuidados devem ser frequentes, de preferência semanalmente. Temos passado nas casas, orientado os moradores, mas esse apoio da comunidade é fundamental. Juntos somos mais fortes”, ressalta a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental do Guará.
“O Corpo de Bombeiros Militar atua de forma integrada com as ações de vigilância ambiental no Distrito Federal, apoiando ativamente a luta contra o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A instituição mantém uma equipe permanente de militares especialmente treinados para realizar inspeções em residências, com o objetivo de identificar e eliminar focos do mosquito”, reforça o comandante do Grupamento de Proteção Civil do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Vicente Parente.