A 9ª edição do Grande São João do Guará terá como tema as “Mulheres Nordestinas”, em especial, as forrozeiras. A festa junina do Guará acontecerá de 6 a 8 de junho, no estacionamento do Edifício Consei, na EQS 19/34, no Guará II.
Neste ano, a programação promete aquecer o coração de todos os moradores do Guará e do Distrito Federal: apresentações culturais, quadrilhas e comidas típicas, além de forró pé de serra, xote, baião e arrasta-pé comandados por artistas e bandas femininas que estarão no palco principal. Será uma grande celebração às forrozeiras da história brasileira.
“Vamos celebrar nomes consagrados como Marinês, Elba Ramalho, Anastácia e tantas outras que abriram caminho para novas artistas. É uma festa para dançar, mas também para refletir sobre igualdade e reconhecimento”, afirmam os organizadores.
O Grande São João do Guará também terá apresentações de grupos musicais compostos por membros com mais de 60 anos de idade, visando a resgatar as raízes dos festejos juninos. Com foco na inclusão, o evento contará com ambiente reservado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, os pets também terão espaço especial.
Tradição no DF
O Grande São João do Guará é tradição no Distrito Federal e resgata anualmente importantes elementos das culturas brasileira e nordestina. O legado de Luiz Gonzaga, o boi-bumbá e a literatura de cordel já foram alguns dos temas explorados pela festa.
A decoração encanta os visitantes e busca expor a importância das raízes nordestinas para os festejos e para a formação cultural do DF. O evento é realizado pela Confraria Diversão e Arte e pelo Festival Kombinando Cultura e Ideias e tem apoio da Administração Regional do Guará, do Sindicato dos Bancários de Brasília e da concessionária Saga BYD. As vendas dos ingressos serão abertas em breve.