Apae Guará recebe posse do terreno

Associação que atende portadores de deficiência intelectual e múltipla ocupa o espaço há 11 anos e agora planeja melhorias para os 60 atendidos

Sede da Apae, no Guará Park, é confortável mas antiga. Com a regularização, devem vir as reformas

Após 11 anos instalada no Guará Park, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) comemora a cessão de uso do terreno que ocupa, oficializada no dia 9 de setembro pelo governador Ibaneis Rocha, no pacote de regularização de terrenos de igrejas e instituições sociais promovida pelo GDF. Agora, com a posse definitiva, vem a tranquilidade para melhorias das instalações, que atende cerca de 60 pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, em atividades que conciliam educação e assistência social, estimulando autonomia, convivência e, sempre que possível, preparação para o mundo do trabalho, de acordo com o coordenador da unidade Paulo Henrique Santana.

Entre as oficinas oferecidas estão as de Jardinagem, Copa/Cozinha, Higienização Sustentável, Serviços Administrativos e Customização em MDF. Atividades de informática educativa, letramento e educação física também integram os atendimentos. “O trabalho da Apae vai além dos cuidados. Ele transforma vidas, promove autonomia, acolhimento emocional, capacitação profissional e inclusão na sociedade”, explica o educador social Eryck Almeida.
A unidade também conta com uma equipe interdisciplinar formada por profissionais de Serviço Social, Psicologia e Terapia Ocupacional, que realizam o acompanhamento dos atendidos e de seus familiares desde o primeiro contato com a Associação. “A APAE estimula a autonomia do atendido principalmente para sua interação social, tendo um papel importantíssimo na melhoria da qualidade de vida”, avalia a professora Marta Correia. “Aqui os atendidos se sentem acolhidos, torna-se mesmo a sua segunda casa, pois a APAE abraça a causa”, complementa a Educadora Social Genez Saraiva.
Para os atendidos, os benefícios são incontáveis, porque nem sempre suas famílias tem preparação, paciência e condições de financeiras de tratar adequadamente os portadores dessas deficiências. “Quando eu cheguei aqui, fui acolhida com tanto amor, com tanto carinho, que a APAE virou a minha segunda casa. Eu amo a APAE, não troco por nada desse mundo”, conta Roseani Cristo, de 60 anos. “Eu gosto muito da APAE, dos professores, dos educadores. Todos são muito importantes para mim”, completa Bruna Carvalho, 26 anos.

Presença no Guará desde 1998
O trabalho da APAE na cidade começou em 1998, com atividades realizadas em salas cedidas pelo Rotary Club do Guará, na QE 38. Em agosto de 2014, a instituição passou a ocupar o espaço atual, cedido pela Administração Regional do Guará. A regularização do terreno em 2025 representa agora a garantia de permanência e a possibilidade de ampliar os projetos.

A importância
dos apoios
Para garantir a continuidade dos atendimentos gratuitos, a APAE-DF conta com doações da comunidade e parcerias com o poder público. A Secretaria de Educação do DF cede professores e itens de merenda escolar, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Social apoia financeiramente o trabalho dos educadores sociais e da equipe interdisciplinar.
Mesmo com os avanços, alguns desafios importantes seguem no caminho. “Entre nossos principais desafios do momento estão a falta de transporte público e as questões de acessibilidade para que nossos atendidos e seus familiares possam frequentar a associação com maior facilidade”, aponta Paulo Henrique.
Quem quiser ajudar, pode se tornar associado contribuinte ou fazer doações de materiais e recursos.