Parceria solidária disponibiliza roupas, calçados e livros para pessoas carentes na Feira do Guará

Projeto é fruto de parcerias entre representantes da sociedade civil e entidades sociais do Guará

Nesta quarta, 25 de setembro, foi inaugurado na feira do Guará, o “Varal Solidário” parte de um Projeto Social que disponibilizará roupas, calçados e acessórios à população carente e em situação de rua.

O evento aconteceu às 15h30, nas instalações da Associação Pano Colorido na Feira do Guará e contou com as presenças de diversos representantes da sociedade guaraense. Todos os artigos disponíveis no varal são gratuitos e foram doados voluntariamente.

Além dos itens de vestuário, a população também contará com doações de livros que ficarão armazenados na “Geladeira do Livro”, à disposição dos leitores.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Lions Clube Guará, o Rotary Club Guará, a Associação Pano Colorido e a Administração do Guará por meio da Gerência de Cultura. Com o apoio da parceria foi possível a instalação do varal na sede da Associação Pano Colorido, na Feira do Guará.

A Associação Pano Colorido é uma entidade formada por cerca de 25 artesãos que produzem artesanatos a partir da costura criativa ou recicláveis como jornais, folhas secas entre outros.  Os artesãos se revezam em escalas de plantões para venda dos artesanatos, e agora, na preservação do Varal Solidário e da Geladeira cultural.

A artesã, e tesoureira da Associação, Élida Albernaz, acredita que o maior retorno da parceria será mesmo o humanitário, que poderá ajudar muitas pessoas a melhorar suas vidas.

Já para a idealizadora do projeto Simone Vaz, o principal objetivo do projeto é proporcionar maior dignidade às pessoas em situação de rua, oferecendo à elas inicialmente roupas e calçados e também cursos e oficinas com aproveitamento dos próprios produtos recolhidos das ruas como garrafas, tampinhas, Cds, azulejos e outros, transformando-os em peças de artesanato, oportunidade de trabalho e até mesmo em fonte de renda.

E nos intervalos das oficinas e tempo ocioso, o livro ajuda a distrair e estimular o hábito da leitura.

Para quem quiser participar da ação, e ajudar com doações, os itens mais recebidos pelo projeto são roupas, calçados, cintos, lenços, bijoux, bonés, chapéus, cangas, bolsas, mochilas, carteiras, e livros. Mas também podem ser doados cobertores, travesseiros, almofadas e outros.

Contatos: (61) 99999-5042 Simone Vaz; (61) 985767300 Ana Cristina