Jornal do Guará
Geladeira do Livro de volta
A Gerência de Cultura do Guará retomou o projeto Geladeira do Livro, iniciativa de incentivo à leitura que se tornou uma das mais conhecidas do Distrito Federal. Ao longo de sua trajetória, a ação já passou por diferentes cidades, com mais de 10 unidades instaladas, e ganhou destaque pela proposta de ampliar o acesso da população aos livros de forma simples e gratuita. O projeto também já contou com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
Nesta nova etapa, a proposta retorna com uma estratégia voltada à preservação do acervo e à ampliação do acesso em locais de grande circulação. A escolha dos pontos de instalação prioriza espaços públicos que ofereçam melhores condições de cuidado com os livros, como unidades de saúde e o 4º Batalhão da Polícia Militar, por meio do projeto Prevenindo com Arte.
As geladeiras, adaptadas para funcionar como bibliotecas comunitárias abertas, também receberão uma nova identidade visual. O trabalho artístico será realizado de forma voluntária pelo artista plástico e muralista Julimar dos Santos, atual gerente de Cultura do Guará, que ficará responsável pelas intervenções nas peças antes da entrega à comunidade.
Segundo Julimar, a proposta é instalar as geladeiras em locais que garantam mais preservação ao acervo,...
Casa da Cultura impulsiona espetáculos
A Casa de Cultura do Guará tem se consolidado como um importante espaço de criação artística no Distrito Federal ao sediar os ensaios e processos de desenvolvimento dos espetáculos “Onírico” e “Qualquer Um”, do Coletivo Poéticas da Meia Noite. É no local, onde o grupo mantém residência artística, que as propostas cênicas ganham forma a partir de pesquisa, experimentação e construção coletiva.
Mais do que servir como ponto de ensaio, a Casa de Cultura tem funcionado como ambiente de troca e aprofundamento das linguagens trabalhadas pelo coletivo. Foi no espaço que o grupo estruturou dramaturgias, investigou possibilidades de encenação e desenvolveu os elementos que hoje chegam a diferentes regiões do Distrito Federal, como Planaltina, Asa Sul e terminais rodoviários.
O espetáculo “Onírico”, integrante do projeto “Por Nossos Sonhos”, surgiu nesse contexto. Inspirada na obra da cantora Taylor Swift, a montagem reúne dez histórias que abordam diferentes formas de amor a partir de uma perspectiva sensível e diversa. Durante o processo criativo realizado no Guará, elenco e direção recorreram a memórias, vivências e referências pessoais para compor a narrativa.
Já “Qualquer Um” nasceu de uma pesquisa documental sobre mobilidade urbana e acessibilidade para pessoas com deficiência no Distrito Federal. A partir dos ensaios...
Parque vai ganhar outro acesso e mais equipamentos
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram), em parceria com a Administração Regional do Guará, lançou nesta quinta-feira (19 de marçop) as obras de implantação de infraestrutura de uso público na Área 27 do Parque Ezechias Heringer. O evento reuniu cerca de 100 pessoas e marcou o início de uma intervenção aguardada há mais de 30 anos pela população. O investimento total é de R$ 1.447.433,08, com recursos de compensação ambiental.
Participaram da cerimônia representantes do Governo do Distrito Federal e da comunidade, entre eles o presidente do Ibram, Rôney Nemer, o presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis, o administrador do Guará, Artur Nogueira, o subsecretário de Gestão Ambiental e Territorial da Secretaria de Meio Ambiente, Renato Santana, o administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, além de Quélvia Heringer, filha de Ezechias Heringer, homenageado que dá nome ao parque.
“"A implantação dessa infraestrutura representa um avanço muito importante para o Guará. Essa é uma obra esperada há mais de 30 anos pela população, que agora começa a se tornar realidade. Nada disso seria possível sem o apoio incondicional do governador Ibaneis Rocha, da vice-governadora, Celina Leão, e do padrinho da cidade, Gilvan Máximo"”, destacou o administrador do Guará, Artur Nogueira.
Responsável pela...
PaulOOctavio celebra 50 anos de história
Brasília foi palco, no sábado passado, 14 de março, da grande celebração pelos 50 anos de fundação do grupo PaulOOctavio. O evento, realizado no Royal Tulip Brasília Alvorada, reuniu autoridades dos Três Poderes, empresários, lideranças do setor produtivo e convidados em uma noite marcada por homenagens, música e momentos de emoção que relembraram a trajetória da companhia ao longo de cinco décadas na capital federal.
A programação ocupou o Ballroom e o Teatro do hotel e começou com a recepção dos convidados no salão principal. Entre os presentes estavam o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, acompanhado da segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin; as ministras do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Daniela Teixeira e Nancy Andrighi; magistrados, parlamentares e representantes do Governo do Distrito Federal. Ex-governadores como Ronaldo Costa Couto, Maria de Lourdes Abadia, José Roberto Arruda, Rogério Rosso e Agnelo Queiroz também prestigiaram a celebração, além de senadores, deputados e secretários de Estado, como José Humberto Pires de Araújo (Governo) e Cristiano Ataújo (Turismo).
O meio empresarial esteve representado por dirigentes de entidades importantes do Distrito Federal, como o presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior; o presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira Almeida; o presidente do Sindivarejista-DF, Sebastião Abritta; o presidente do...
Arerê estreia no Comida de Buteco
O Arerê Gourmet, na praça central da QE 40, no Guará II, participa pela primeira vez do Comida di Buteco, concurso que se consolidou como uma das principais vitrines para bares e butecos do país. A estreia da casa na competição marca uma nova etapa da trajetória do espaço, que voltou a funcionar após um período de fechamento e hoje busca reunir tradição, convivência e novas opções gastronômicas para o público da região.
Para a disputa, o Arerê Gourmet apresenta o petisco “Arerê do Dimas”, preparado com corte de prime rib de porco grelhado na brasa, servido com couve na manteiga refogada com bacon e batatas. A receita foi criada especialmente para o concurso, que exige de cada participante a elaboração de um prato exclusivo para ser avaliado pelo público e por jurados durante o período oficial de votação.
Criado em 2000, o Comida di Buteco surgiu com a proposta de valorizar os butecos autênticos, associados à comida de raiz, ao ambiente democrático e à simplicidade que caracteriza esse tipo de estabelecimento. Ao longo de 25 anos, a iniciativa expandiu sua atuação para várias cidades brasileiras e passou a destacar não apenas os petiscos, mas também a importância cultural e econômica...
Grande São João do Guará já tem data e local
POR AMARILDO CASTRO
Depois do sucesso nos anos anteriores, o Grande São João do Guará 2026 caminha para ser mais uma vez, uma festança de destaque na cidade. Em sua 10a edição, o evento será realizado no chamado ‘quadradão’ do Edifício Consei, no Guará II, e já tem até data marcada: 12, 13 e 14 do próximo mês de junho.
De acordo com Miguel Edgar, que ao lado de familiares organiza a festa, este ano a ideia é reproduzir parte das homenagens já feitas em edições anteriores, como ações alusivas a Luiz Gonzaga, o rei do Baião, em memória; as mulheres forrozeiras do Nordeste; Bois do Brasil; Cordel Encantado, entre outros temas.
Temas do
Nordeste é a ‘pegada’ principal do evento
Uma das novidades deste ano será ainda uma homenagem especial ao artesão Espedito Seleiro, que ficou famoso em Nova Olinda, no Ceará, e em todo o Brasil ao confeccionar vários produtos, especialmente vestimentas em couro, chamando atenção de vários artistas com sua arte. “Acredito que a gente via conseguir trazê-lo ao evento, estamos trabalhando com essa ideia, e acho que vai dar certo”, conta Miguel Edgar. Miguel ainda adianta que a proposta é de transformar o Guará em uma grande extensão do Nordeste...
Encontro cultural entre África e Brasil, dia 27, na Casa da Cultura
A Casa da Cultura do Guará II receberá, nos dias 27 de março, 10 e 11 de abril de 2026, o projeto Uma Noite com as Estrelas no Brasil, encontro cultural internacional que propõe a aproximação entre África e Brasil por meio da música, da capoeira, da dança e de expressões artísticas afro-diaspóricas. A programação começa às 15h e tem entrada gratuita.
O evento reunirá artistas africanos e brasileiros em uma proposta voltada à valorização da ancestralidade e das conexões históricas e culturais entre os dois territórios. A iniciativa busca promover intercâmbio artístico e ampliar o acesso do público a manifestações culturais ligadas à matriz afro-diaspórica.
Entre as atrações confirmadas estão African Showboyz, GA Stars, Abadá Capoeira e Du Nada Um Samba. A programação também contará com o artista Wagner Gamma, em apresentação solo do projeto #ReggaeJazz, que reúne referências do reggae, do jazz e da música afro-brasileira.
Uma Noite com as Estrelas no Brasil é realizado pela Pewus Entertainment, com produção cultural da Lola Consultoria de Ideias. Além das apresentações, o projeto reafirma a importância dos espaços públicos na promoção da cultura, da diversidade e da inclusão, ao aproximar a comunidade de expressões artísticas que atravessam fronteiras e gerações.
Administração do Guará recebe Selo Ouro do Sebrae e vai participar de missão técnica
A Sala do Empreendedor da Administração do Guará conquistou o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento, certificação que reconhece a qualidade dos serviços prestados aos micro e pequenos empreendedores. O reconhecimento foi entregue pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae/DF) em 10 de dezembro de 2025, durante cerimônia que destacou nove Salas do Empreendedor do Distrito Federal pelo desempenho no atendimento ao público.
A premiação integra uma metodologia nacional criada pelo Sebrae para avaliar e incentivar a excelência no atendimento aos empreendedores. O programa considera critérios como qualidade do serviço, estrutura de funcionamento, capacitação das equipes e efetividade no apoio à formalização e ao desenvolvimento de pequenos negócios.
Além do reconhecimento institucional, o resultado também abriu espaço para novas oportunidades de qualificação. Servidores das Salas do Empreendedor premiadas foram convidados a participar de uma missão técnica promovida pelo Sebrae, que ocorrerá entre os dias 16 e 20 de março de 2026, no estado de Alagoas.
A proposta da missão é promover intercâmbio de experiências entre equipes de diferentes regiões do país. Durante a programação, os participantes visitarão municípios que possuem Salas do Empreendedor certificadas com Selo Diamante, o nível mais alto da premiação nacional.
Ao...
GDF lança obras de infraestrutura na Área 27 do Parque do Guará, nesta quinta-feira
O Governo do Distrito Federal inicia nesta quinta-feira, 19 de março, às 10h, as obras de implantação de infraestrutura de uso público na Área 27 do Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará. A iniciativa integra as ações de valorização das unidades de conservação administradas pelo Instituto Brasília Ambiental e busca ampliar as opções de lazer, esporte e convivência para a população, aliando preservação ambiental e qualidade de vida.
As intervenções previstas incluem a implantação de coopervia, playground infantil, quadra poliesportiva, Ponto de Encontro Comunitário com equipamentos para exercícios ao ar livre e guarita de apoio à gestão e ao controle de acesso. O investimento total nas obras é de R$ 1.447.433,08, com recursos provenientes de compensação ambiental, sob gestão do Instituto Brasília Ambiental.
Com área aproximada de 306 hectares, o parque é uma das principais áreas verdes do Guará e desempenha papel estratégico na preservação do Cerrado e na qualidade ambiental urbana. Criada pela Lei nº 1.826, de 1998, a unidade de conservação tem como objetivo proteger o Córrego Guará e preservar importantes formações do bioma, como cerrado típico, campos de murundus e mata de galeria. A área também abriga biodiversidade significativa e exerce função importante na manutenção dos serviços ecossistêmicos...
O carnaval que não acabou: Badu transforma restos de fantasias em arte contemporânea
Em Carnavalesco Canibalesco, Badu reúne um conjunto expressivo de obras inéditas, especialmente criadas para o contexto expositivo, além de uma retomada de trabalhos anteriores que dialogam com o recorte proposto pelo artista. Em trânsito entre o bordado, a pintura, o desenho e objetos, Badu subverte e recria possibilidades carnavalizantes ao unir as práticas artísticas carnavalescas com técnicas tradicionais da arte contemporânea.
Pinturas, bordados e outras "costuras" conceituais dão o tom de uma produção que o próprio artista denomina como "badulescalização" — uma operação estética que mistura devoção, festa, corpo e fabulação.
A abertura será realizada no dia 19 de março, às 19h, e a visitação poderá ser feita até 25 de abril. A manutenção da galeria e a realização da exposição são viabilizadas por meio do edital de manutenção de espaço do FAC — Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e por meio do edital Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2025.
A exposição ocupa o que Badu descreve como "o limbo pós-folia". É desse cenário de restos e reminiscências que nasce a matéria-prima da mostra: fragmentos de fantasias e alegorias recolhidos diretamente dos sambódromos do Anhembi (SP), Marquês de Sapucaí (RJ) e Sambão do Povo (ES).
Esses materiais são ressignificados em...



