Mais 26 novos socorristas concluem curso no GAEPH/Guará

Dia 22 de junho, quinta-feira, foi uma data marcante para 26 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e do Amapá e da Força Aérea Brasileira, a turma A – 2017 1º Sargento Bombeiro Militar Góes Filho (in memorian) concluiu o Curso de Socorros de Urgência em Atendimento Pré-hospitalar no GAEPH (Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar) do Guará 2. A cerimônia de formatura que aconteceu na unidade localizada no Pólo de Modas, contou com a presença de amigos e familiares dos militares/alunos e de autoridades da Corporação como o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiro do DF, Cel. Bombeiro Militar Hamilton Santos Esteves Júnior e o Tenente Cel. Clayson Augusto M. Fernandes, comandante do GAEPH.

Durante as 6 semanas que estiveram no curso, os alunos além de  estudar as disciplinas práticas, fizeram visitas técnicas ao laboratório de anatomia da UnB, ao serpentário do Zoológico de Brasília, unidades de referência da Secretaria de Saúde (HRAN, HMIB, HBB), ao Hospital São Vicente de Paula, Central de atendimento e despacho (CIADE) do Corpo de Bombeiros e a Central de regulação do SAMU. Também tiveram instruções com o helicóptero da Corporação em aulas práticas de como embarcar uma vítima e sinalização para pouso da aeronave, dentre outras atividades complementares para a formação integral do socorrista. As aulas foram ministradas pelos profissionais do GAEPH.

O curso realizado duas vezes por ano no Guará é conhecido nacionalmente, nesta turma 3 alunos vieram do Amapá e um de São Paulo. Cláudio Aurélio Provenciato Jr. é Sargento da Força Aérea de Pirassununga/SP e veio fazer o curso no Guará porque na sua opinião, o curso ministrado aqui é um dos mais respeitados no Brasil. “O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal para mim é referência em atendimento pré-hospitalar, e como eu trabalho na área de resgate na academia da Força Aérea, eu vim aqui buscar conhecimento com esses excelentes profissionais” disse o sargento.

A 2º Tenente Luana veio do Amapá para complementar seus conhecimentos na área da saúde. Ela que já é formada em enfermagem pela Universidade Federal do Amapá, foi a aluna destaque da turma com as melhores notas no Curso de Socorros de Urgência em Atendimento Pré-hospitalar. “Desde que entrei para o Corpo de Bombeiros eu sonhava em fazer um curso como este, que no âmbito nacional é o melhor, ou um dos melhores!”, afirmou a tenente que sonha até o final do ano que vem implantar um curso como esse no seu Estado.

Os militares recém-formados voltam cada um para suas unidades de origem onde já trabalham, porém agora carregados de novos conhecimentos e prontos para colaborar com a missão dos socorristas que está em fazer o bem e ajudar a salvar vidas.

Sobre o GAEPH

O GAEPH (Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar) foi inaugurado em 1991, a unidade estabelecida do Guará II foi criada para dar suporte a todos os atendimentos das ambulâncias do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que já faziam atendimentos médicos desde 1989, mas não dispunham de uma sede especializada em atendimento pré-hospitalar. O GAEPH é responsável por toda parte de gerenciamento e regulamentação das ambulâncias da corporação.

O efetivo é de 130 militares servindo à comunidade apenas nesta unidade, e é a única no DF que presta esse tipo de atendimento qualificado em pacientes com trauma, derivados de acidentes de trânsito, queimaduras e vítimas de quedas, diferentemente dos outros quartéis como o que existe no Guará I, onde o efetivo trabalha para combater incêndios e salvamentos.

Outra exclusividade do GAEPH são os moto-resgatista, um novo tipo de atendimento que agiliza a chegada do bombeiro ao local da ocorrência, podendo ser feito um pré-atendimento até a chegada da ambulância ou mesmo a realização do atendimento completo, dependendo da gravidade do fato.

Os motociclistas que se preocupam com a segurança no trânsito e interessam em aprender sobre primeiros-socorros, podem procurar o GAEPH e se inscreverem gratuitamente no curso de prevenção de acidentes e pilotagem defensiva que a unidade oferece. O curso é dividido em 3 níveis (básico, intermediário e avançado), cada nível tem a duração de 1 dia. “A procura tem sido muito grande, o interessado precisa trazer apenas a motocicleta, e o equipamento de segurança”, diz o Tenente Cel. Clayson Augusto M. Fernandes, comandante do GAEPH. A diferença dos motociclistas que participam do curso é notória. O inscrito participa de aulas de direção ofensiva e defensiva ministradas pelos próprios bombeiros da unidade.