GUARÁ PRODUTOS METALÚRGICOS

Empresa cresceu com a cidade. Com competência

A saga é a mesma que acompanha a maioria dos empresários que vieram do interior, principalmente do Nordeste, e venceram na vida às custas de muito trabalho e determinação. Inconformado com as dificuldades de continuar vivendo com dignidade na pequena Várzea Nova (Bahia), Edson Amaro Soares resolveu tentar a vida em Brasília. Juntou a coragem e vontade de vencer e veio, de mala e cuia. Mais cuia do que mala.
O primeiro emprego foi no grupo Pão de Açúcar, onde ficou um ano e meio. De lá, foi ser office boy na Metal Forte, loja de materiais metalúrgicos, por dois anos. Convidado

Edson Amaro quer ampliar ainda mais os serviços da Guará Produtos Metalúrgicos.

por um amigo, foi ser gerente da antiga Embraco, outra loja do ramo que existia na QE 30. Assim, foram nove anos. Com o conhecimento adquirido no ramo e a determinação, ele resolveu criar seu próprio negócio. Juntou as economias, arranjou um sócio, foi á luta e abriram uma loja na QE 40. Nove anos depois, o sócio saiu e ele passou a tocar o negócio sozinho, ou melhor, com a ajuda do irmão Silvon, seu gerente da loja até hoje. Em dezembro, a Guará Produtos Metalúrgicos está completando 20 anos.

O irmão Silvon cuida da loja

Com o crescimento da cidade, o negócio também cresceu. Da uma pequena loja alugada na QE 40, a Guará Produtos Metalúrgicos mudou-se para um prédio próprio na quadra ao lado, e hoje é a maior do ramo no Guará, referência para a maioria absoluta dos serralheiros que trabalham na cidade. Nem a concorrência das grandes metalúrgicas no SIA incomodam, porque os preços são competitivos e a facilidade do transporte para compras menores também, sem contar a relação próxima com os clientes.
Relação de amizade
“Fizemos uma grande clientela, que se tornou numa grande amizade e confiança. Conhecemos provavelmente todos os serralheiros do Guará e não deixamos de vender a ninguém, mesmo se algum deles não tenha como pagar na hora. Sabemos quem é quem”, garante Edson.

A loja da QE 40 é a maior do Guará no ramo. A fábrica veio atender à demanda dos serralheiros

A demanda cresceu e com ela a necessidade de ampliar o mix de serviços para não perder a clientela da cidade. Há seis anos, Edson resolveu investir numa indústria de corte, dobra de ferro e manufatura de outros produtos de serralheria até três metros, num galpão próximo à loja, no condomínio Bernardo Sayão. Também próprio.
E vem mais. “Adquirimos equipamentos para a montagem de uma fábrica de telhas galvanizadas, que será montada em breve, mas não no Guará, porque não encontramos aqui área suficiente”, conta Edson Amaro. “Adquirimos” é pronunciado por ele no plural, porque a empresa se tornou familiar, com a participação da mulher, dois filhos, o irmão e um primo no negócio.
Outro segredo do crescimento é que todo o investimento é feito com recursos próprios, sem qualquer financiamento. Pelos seus cálculos, por alto, Edson prevê ter investido cerca de R$ 6 milhões no negócio até agora. Muito, para um rapaz que deixou o interior da Bahia só com o dinheiro da passagem e 29 anos depois tornou-se um dos mais prósperos empresários do Guará.