Administrador Regional – Prioridade é a manutenção das vias e calçadas

Há três meses no cargo de administrador do Guará, Luis Carlos Júnior tem se desdobrado para conseguir resolver os problemas típicos da época de chuva: mato alto, podas de árvores e asfalto esburacado. Com efetivo reduzido e poucos recursos, ele prevê que neste ano os investimentos da Administração do Guará serão alocados prioritariamente para a manutenção da cidade. Dos 50 mil metros de calçadas previstos, serão entregues apenas 20 mil, mas haverá recapeamento do asfalto em vários locais e pequenos investimentos na iluminação pública e na coleta do lixo e entulho. Nenhuma nova obra de infraestrutura está prevista para a cidade, segundo ele.

 

Calçadas
“Todos sabem que (segundo levantamento da Administração Regional do Guará) a cidade precisa de pelo menos mais 50 mil metros de calçada. Cerca de 12 mil metros foram feitos, e entendo que neste ano é possível concluir 20 mil metros no mínimo. É uma obra que está acontecendo, não paramos nem um instante”.

Iluminação Pública
“Tivemos o início agora de uma obra, em parceria com a CEB, da ampliação da iluminação pública no Guará inteiro. Começamos pelo Park Sul, agora começamos outra etapa que vai contemplar as entrequadras do Guará II entre a QE 30 e a QE 36, ao todo serão mais 30 postes. Outra preocupação é que temos percebido é que a copa das árvores em algumas quadras tem impedido que o poste ilumine corretamente a rua. Então, existe a necessidade constante da poda de árvores. Além do poste novo, precisamos da manutenção constante das árvores na cidade. Isso para aumentar a sensação de segurança”.

Asfalto
“Em parceria com a Novacap, começamos uma obra de R$ 1,350 milhão pela QE 4. Ali, há 20 manos a população pedia o recapeamento do asfalto, mas só era realizada a operação tapa-buracos, que ajuda, mas em pouco tempo os buracos reapareciam. Seguimos na QE 10 com o mesmo trabalho e vamos ampliar para outras quadras mais antigas no Guará I. Nossa prioridade também inclui, no Guará II, as QEs 38, 26, 15 e a 40. Além dos estacionamentos, porque o crescimento de algumas áreas, é necessário adequar a estrutura urbana. Planeamos fazer novos estacionamentos, com asfalto, iluminação pública e calçadas”.

Calçadão
“Essa obra está parada há bastante tempo e é muito falada pela população. Quem é da cidade e da região sabe a importância. Até o final deste ano teremos novidades sobre ela”.

Passarela para o Parque
“São muitas demandas que nós temos aqui. Precisamos trabalhar com prioridades, temos que fazer muito em pouco tempo. Não descartamos a passarela, mas nosso foco é o calçadão, o asfaltamento e as calçadas. Tem momentos que meu coração pulsa pela urgência, mas nem sempre conseguimos fazer tudo o que é necessário e urgente”.

Lixo
“Estamos fechando com nossa equipe o melhor local para a instalação dos Papa Lixo (locais para depósito de lixo) na QE 40 e Polo de Moda. A limpeza tem sido feita em toda a cidade, mas é preciso estabelecer uma parceria com os moradores, que podem ajudar um pouco. O morador, ao invés de descartar móveis em qualquer lugar, basta ligar para a Administração que recolhemos e damos a destinação correta (telefone 33837262). Se o móvel, a geladeira velha for descartada no lixo, o caminhão da coleta não vai recolher. Em novembro, em apenas uma semana foram recolhidas 50 toneladas de entulho no Guará, no meio deste entulho muitas geladeiras, sofás e armários.
Nosso Papa Entulho é o local ideal para descartar restos de obra, entulho e móveis, que funciona ao lado do Salão de Múltiplas Funções. É preciso que os moradores colaborem.”

Novas quadras
“Estive no local inspecionando a estrutura, as novas casas sendo construídas e temos conversado muito com outros órgãos do governo. Pedimos a urgência em instalar energia elétrica e água no local. Pelo menos para que o povo possa construir. Porque é uma incongruência: como eu compro um lote do governo e não tenho nem luz e nem água para construir?”

Mato
“Nós tivemos, e não foi só o Guará, esse ano um grande problema com o corte do mato. Outra empresa ganhou a licitação do serviço de roçagem, o contrato demorou para ser assinado, e a empresa demorou para se adaptar ao novo serviço. Nossa sorte e que a chuva começou tarde, senão seria muito pior. Ainda assim ficamos muito prejudicados. Na QE 1 havia mato de 4 metros de altura. Fiquei sabendo hoje (quinta-feira) que até o dia 10 de fevereiro toda a roçagem será concluída no Guará. Ainda assim vamos continuar o serviço onde o mato vai voltar a crescer. Foi uma dificuldade contratual que já foi normalizada. Nossa equipe de obras vai continuar fazendo capina, roçagem e poda em toda a cidade”.

Parquinhos e praças
“Na Administração, obviamente, nós queremos fazer o melhor para a cidade. Quando a gente vai para a Novacap e vê a questão do nosso contrato dos parquinhos, por exemplo, eu fico triste com uma coisa: nós pegamos o recurso, nós aplicamos, aí a Novacap demora na entrega e, pior, não faz o contrato de manutenção. Como tem contrato pra realizar e não tem pra manter? É incongruente. Nós temos dez campos sintéticos na cidade e se não forem os empresários que ajudam estariam acabados. Queria muito pedir pra Novacap, que, se possível, ter essa contrapartida. Que fosse sensível a isso. Já que nós contratamos, vocês pra fazer o parquinho, por que não contratar a manutenção?”