Vô Judson reúne familiares de todo Brasil no Guará

Família Seraine reuniu membros de todo o país no Centro de Convivência do Idoso do Cave. O casal de pioneiros Lourdes e Judson foram os anfitriões

Estão ficando cada vez mais comuns os encontros familiares nacionais, facilitados com a criação de grupos sociais na Internet. No sábado passado, 9 de dezembro, o poeta guaraense Judson Seraine, conhecido como Vô Judson, reuniu parentes de todo o país no Centro de Convivência do Idoso (CCI), no Cave.
Cerca de 80 pessoas estiveram presentes no evento, uma boa parte residente no Distrito Federal, porém muitos vieram de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. “A família é de origem francesa e veio para o Brasil no século XVIII, e desde então todos os descendentes são pessoas dignas. É um sobrenome raro e as pessoas buscam honrar esse sobrenome”, explica Vô Judson, que mora no Guará há 47 anos, desde a época do mutirão que deu origem à cidade.
A ideia do primeiro encontro nacional da família surgiu em uma conversa despretensiosa entr eVô Judson e uma sobrinha que estava visitando-o. De imediato, ambos aprovaram a ideia e começaram a contactar outros membros. Escolheram a data para dezembro, que é um mês onde as pessoas se voltam mais para as famílias, confraternizações, o espírito está mais afetuoso e o clima fraterno.
Assim como em toda família numerosa e que moram em locais distantes, muitos familiares ficam anos se verem. Uns se casam, outros tem filhos, às vezes um rosto conhecido agora está marcado pelo tempo e as rugas estão evidentes, ou quem sabe os cabelos embranqueceram… A tarde festiva foi marcada por grandes reencontros e muita alegria. “Não há nada melhor que o convívio familiar no sentido bendito, estou amando esse dia. Essa reunião é um grande presente”, celebra o anfitrião.
Momentos de reflxão
Além dos encontros e reencontros inesquecíveis, houve um tempo para oração e meditação na Bíblia, apresentação de músicas e talentos, e é claro, as histórias e palavras de sabedorias dos mais experientes, como os irmãos José Teles Filho e Zélio Seraine Teles, que não perderam a oportunidade de compartilhar com os mais jovens alguns minutos de reflexão ao microfone, e pessoalmente muitas aventuras vividas até chegar onde estão e a tradição dos Seraine Teles.
Vô Judson tem 86 anos de idade e tem oito filhos – entre os de sangue e de coração. É casado com sua “et4rna namorada” Lourdes e juntos se enchem de orgulho dos 18 netos e 11 bisnetos. Ele nasceu em Corrente (Piauí) e veio para o Centro-Oeste em busca de uma vida melhor. Chegou aqui em 1968, quando o Guará ainda nem era cidade. “Antes de ter água encanada e luz, eu já morava aqui na primeira quadra, e nunca mais quis mudar de cidade”, conta. Ele é uma figura de destaque no cenário distrital e chamado por muitos de “lenda viva da história de Brasília”. É também reconhecido e premiado internacionalmente por seus escritos e poesias admiradas por todo mundo.