Moradores do Lúcio Costa, integrantes da Associação dos Moradores do Lúcio Costa ( AMPLUC), se uniram para pensar e elaborar projetos que contribuam para a qualidade de vida e bem-estar da comunidade. Juntamente com a Administração do Guará colocaram em ação a revitalização de abrigos de passageiros, localizados na entrada do bairro.
A administração realizou a raspagem, limpeza e pintura da base dos pontos de ônibus para receber o talento da artista plástica, Camilla Siren, 21, que optou por borboletas e barquinhos, uma de suas marcas artísticas, para colorir e atrair a atenção da comunidade sobre um assunto importante de conservação e zeladoria da cidade. “Vai além da pintura, é o pensamento coletivo em zelar por aquilo que é nosso. A beleza chama a atenção para isso”, entrega a artista.
O diálogo entre a associação e a Administração do Guará abriu caminhos para que o projeto avançasse entre os moradores e saísse do papel. Os moradores também se mobilizaram na captação de recursos por meio de eventos sociais para a compra de tintas. “A gente tinha a necessidade de cuidar do nosso quintal, já que ao descer dos prédios, nos deparamos com os equipamentos públicos que não deixam de ser a extensão da nossa casa”, explicam os moradores , voluntários Glacy Dhein Goergen e Edson Cavalcante.
“A parceria entre órgão público e a iniciativa popular reforça que o pensamento coletivo, acima dos interesses individuais, potencializa o sentimento de cidadão que não espera apenas o estado fazer, mas também tem participação na transformação do lugar onde mora”, avalia o administrador regional, Luiz Carlos Júnior.