Marcos Dantas – um guaraense em busca de uma cadeira na Câmara dos Deputados

Secretário de Estado e homem de confiança do governador Rodrigo Rollemberg, Marcos Dantas confirma a pré-candidatura ao cargo de deputado federal

Bacharel em administração, com pós-graduação em administração pública, Marcos Dantas é servidor público do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, há 41 anos. Apesar de ser carioca de Nova Iguaçu, se considera brasiliense de coração e mora no Distrito Federal desde os anos 1960. Começou na vida pública como administrador regional do Guará, em 1997, cidade onde mora com a família. Dois anos depois, exerceu a mesma função no Lago Norte. Desde 2015, atua como secretário de Estado do DF. Atualmente, está à frente da Secretaria das Cidades, onde planeja, coordena e acompanha ações no ambiente urbano que levem mais qualidade de vida à população.
Dantas assumiu a pré-candidatura à Câmara Federal. Apesar de já estar há anos militando na articulação política, inclusive tendo atuado como presidente do PSB-DF, nunca se candidatou a qualquer cargo eletivo. “Tomei a decisão com tranquilidade e o apoio da minha família. Decidi me candidatar com o objetivo de servir à população de Brasília. Quero uma cidade melhor para mim, para os meus filhos e para cada cidadão que espera um futuro melhor”, enfatiza. “Eu luto e vou sempre lutar pela política limpa, honesta e que pensa na população e não em benefício próprio”, completa.
Na opinião de Marcos Dantas, apesar da crise instalada em todo o Brasil, o Distrito Federal caminha dentro da normalidade. Ele cita investimentos em infraestrutura em cidades, como Sol Nascente, Vicente Pires e Buritizinho. Além disso, lembra que, enquanto vários estados não honram sequer com o pagamento dos servidores, Brasília está com a folha em dia, entre servidores e fornecedores.
O secretário cita o recém lançado Portal de Balanço das Prioridades do Governo de Brasília para ressaltar o trabalho feito pelo Governo de Brasília. O site reúne as 472 prioridades do plano de governo e detalha a execução em pelo menos 1.847 iniciativas para a concretização. Organizados em 14 eixos temáticos, os projetos foram categorizados como: executados, em execução e não executados.
Além de ressaltar que várias obras estão em execução no DF, Dantas afirma que o governo chamou concursados e abriu mais seleções. O pré-candidato enumera: a desobstrução da Orla do Lago, a desativação do Lixão da Estrutural, a garantia de matricula de 100% dos estudantes que fizeram inscrição na rede pública e a inauguração de oito Centros Interescolares de Línguas, entre outros. “Mesmo com todas as dificuldades econômicas enfrentadas em todo o país, e com o endividamento que pegamos Brasília, estamos avançando, fazendo entregas e investindo em melhorias. Tudo isso tem sido feito com muita responsabilidade fiscal”, garante.

Água
Para Marcos Dantas, Brasília está superando a crise hídrica. “Durante 16 anos não se investiu na área. Tivemos que optar pelo racionamento para não ficarmos sem água. Se hoje chegamos a quase 80% do reservatório, foi porque tomamos decisões responsáveis e pensando no futuro da população”, complementa e finaliza dizendo que a chuva foi importante, mas o papel da população tem sido fundamental para conter a crise.