Arte de imigrantes chega ao Guará

Evento gratuito traz mostra de filmes e gastronomia de países estrangeiros como forma de inserir a comunidade imigrante no DF

O Cine Migrarte Mais Cinema Menos Muros é uma experiência de imersão intercultural através do audiovisual. O evento terá mostra de filmes, debates com profissionais do cinema, feira de artesanato e a praça de alimentação Sabores do Mundo, realizada por imigrantes que estão em situação de refúgio no DF vindos de países como Síria, Philipinas, Colômbia, Congo, Afeganistão e Cuba.
Organizado pela Interakt Films e pelo Bambuo com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), o evento terá mais duas sessões de cinema, uma em Taguatinga e outra na Asa Sul, sempre aos sábados. No dia 16 de junho, será no Teatro de Arena (Cave, Guará II) e começas às 16h.
O cineclube é inspirado no MigrArte 2018 – A Celebração dos Povos, que será no Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental) no dia 23 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado. Os promotores lançaram uma campanha de financiamento coletivo para unir pessoas em prol da causa e incentivá-las a contribuir para a programação musical.
A cada meta atingida, a participação de artistas de Brasília e de diferentes países serão confirmadas no festival, que também terá artesanato, feira gastronômica e mostra de filmes. A campanha também vai colaborar com alimentação e medicamentos para crianças brasileiras e venezuelanas que estão no Centro de Atendimento Infantil em Pacaraima, Roraima. As doações na plataforma podem ser feitas a partir de R$ 5 e há a possibilidade de receber recompensas como camisetas, livros, ensaio fotográfico com a Vértice Fotografia, ficha para experimentar um quitute estrangeiro no dia do evento, obra de arte em mosaico, entre outros.