Crioula Café – Cafés selecionados, lanches caseiros e ambiente atraente

Tudo pensado no bem-estar e satisfação do cliente e elaborado pela proprietária, a quilombola Helena Rosa

Se você é daqueles que gosta de apreciar um bom café, puro, forte, moído na hora com sabor do interior e com aroma nostálgico, precisa conhecer o Crioula Café. Um espaço totalmente elaborado para o público que valoriza produtos naturais e com qualidade, feitos em pequenas demandas, onde a satisfação do cliente é o principal cuidado da proprietária Helena Rosa. Localizado no edifício Florida Center na QI 31, o Crioula Café chegou para seduzir os guaraenses, não só pelo cardápio especial, mas também pela decoração encantadora.

Os destaques do estabelecimento é o bolo de chocolate com castanha de baru (castanha típica do cerrado), o café coado e tem também o suco de amora que Helena faz questão de trazer da região de Cavalcante/Go, onde nasceu. Ela traz ainda outras matérias-primas como ervas e plantas para chás que serve em seu Café, rapadura, frutas e geleias que usa para preparar suas receitas. Além dessas delícias, Helena dispõe no menu pão de queijo caseiro, biscoito de queijo, tapiocas recheadas, cuscuz, arroz doce, pamonha e bolos. “Eu quero que as pessoas se sintam em casa, me vejam na cozinha preparando o café, ou moendo os grãos na hora. O ambiente foi preparado para eu estar mais próximo do cliente, e preparar o alimento de acordo com a preferência dele”, explica a proprietária.

Origem quilombola

O zelo em oferecer alimentos selecionados, preparados ali mesmo e a decoração rústica não é por acaso ou uma mera tendência, Helena Rosa é uma goiana e quilombola que mora no Guará há 5 anos, filha de Benícia dos Santo Rosa e Cirilo dos Santos Rosa. Seu pai vive até hoje na Comunidade Quilombola Kalunga, em Cavalcante/Go e a mãe veio para o Distrito Federal, aos poucos foi trazendo os filhos para trabalhar e estudar na capital.

Helena saiu de sua comunidade há 14 anos e no DF começou trabalhando como doméstica em casa de família. Além da bagagem culinária que aprendeu ao longo dos anos com a avó e a mãe e o modo típico de preparar alguns pratos em sua região, sua experiência como doméstica lhe trouxe novas habilidades na arte de cozinhar e o resultado desse conjunto são as maravilhas apresentadas no Crioula Café..

Antes de abrir seu próprio negócio, Helena Rosa viveu outras experiências profissionais, se formou em Ciências Contábeis, trabalhou com vendas, mas viu que agora era a hora de empreender e colocar em prática seu conhecimento cultural e culinário. “Meu sonho era ter um comércio fixo, onde as pessoas pudessem vir até mim e encontrar o que elas desejavam. Então eu pesquisei sobre cafés, pensei muito no nome, em como seria a decoração, e juntei tudo isso com um clima caseiro e intimista. Preparo o café, a tapioca, os bolos como faço em casa e outros mais elaborados, claro, mas isso me deu muita segurança de estar servindo os melhores produtos”, conta Helena Rosa.

Nas paredes do Crioula Café é possível conhecer um pouco da história da proprietária através dos quadros com fotos do Quilombo, seus ancestrais, alguns artigos de decoração que ela trouxe de lá, “aqui está a minha essência, a casinha onde eu morava, meu pai, minha história está nas paredes do Café”, afirma Helena.

Crioula Café

QI 31 – Flórida Center

Segunda à sexta-feira das 8h às 19h e aos sábados das 9h http://instagram.com/crioulacafe