Os 26 anos do Hospital Regional do Guará – QUAIS OS MOTIVOS PARA COMEMORAR?

Mesmo com deficiências, unidade atende mais de 1 mil pacientes por mês

Chamado de “hospital”, mas que para muitos não passa de um posto de saúde avançado, o Hospital Regional do Guará está comemorando 26 anos. Mesmo não sendo o que a população de 145 mil habitantes merecia, o HRGu é a mais completa unidade de saúde da cidade.
Para comemorar o aniversário, a direção do hospital promoveu nesta quinta-feira, 13 de setembro, um evento com a participação de antigos e atuais servidores, diretoria, membros do Conselho Regional de Saúde e representantes de empresas parceiras. A cerimônia teve como objetivo valorizar os servidores, que muitas vezes tem que superar dificuldades estruturais ou pessoais para salvar vidas.
No evento recheado de alegria, parabéns, bolo e brigadeiro teve muitas homenagens e a entrega de um certificado de agradecimento aos funcionários que estão há décadas prestando seu trabalho no HRGu, como Ionete Guimarães, técnica em radiologia, que trabalha desde 1985 no hospital. A servidora já está com idade para se aposentar, mas prefere continuar trabalhando. “Ao longo desses 33 anos, vi a radiologia passando por muitas fases, já esteve muito abandonada, esquecida, mas atualmente nosso chefe está lutando com todas as forças para fazer esse setor crescer e oferecer um local adequado para o usuário e também para os funcionários”, diz ela.
A diretora do HRGu, Adriana de Jesus Guimarães, destaca a importância que o hospital tem, não só para os moradores do Guará, mas também para outras oito regiões administrativas do Centro-Sul, como Candangolândia, Cidade Estrutural, Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, SIA e SCIA. De acordo com ela, mesmo com as limitações no atendimento, o hospital vem conseguindo melhorias. “Tivemos pintura da rampa de acesso, pintura das paredes, mandamos confeccionar banners mostrando os serviços que são oferecidos aqui”.
Após a confraternização no auditório, os convidados apreciaram uma apresentação do quinteto de instrumentos de sopro da Orquestra Sinfônica de Brasília. Depois, os músicos seguiram para a ala de internação infantil e apresentaram suas versões para clássicos infantis como “atirei o pau no gato” e “marcha soldado”, deixando as crianças fascinadas.
Um dos mais antigos membros do Conselho Regional de Saúde do Guará, Waterman Gama Dias conta que o grupo tem apoiado as iniciativas da comunidade e também dos profissionais, fazendo uma ponte entre a comunidade e o hospital, cobrando, reivindicando, fiscalizando e permeando todas as atividades das unidades de saúde pública. “Uma das nossas maiores lutas é a busca pelo aumento do efetivo para que mais pessoas possam ser atendidas aqui. Apesar da carência de recursos humanos e materiais que o hospital enfrenta constantemente, estamos aqui para comemorar os avanços e estamos felizes de termos na nossa cidade um hospital de referência para toda região, e nesses 26 anos de existência deixou de ser um posto de saúde e se tornou um hospital de média complexidade com acolhimento emergencial”, pontua Gama.
A também conselheira de saúde dona Joana Fernandes, conhecida como “Jô do Lúcio Costa”, aproveitou o momento festivo para chamar a atenção dos governantes, para a situação do hospital. “Precisamos de mais respeito com os conselheiros de saúde, porque reivindicamos em favor da comunidade e dos funcionários. Nós cobramos, vamos atrás, hoje o hospital está bonito, mas falta muita coisa aqui e os postos de saúde estão de fazer dó. Precisamos de uma atenção maior para a saúde do Distrito Federal”, enfatiza dona Jô.

A diretora do HRGu, Adriana de Jesus Guimarães, homenageou os servidores mais antigos do hospital

O que o hospital oferece
O prédio do HRGu abriga ambulatórios de diversas especialidades, com destaque para a Geriatria, considerado como primeira referência no Distrito Federal, e a Cardiologia, também referência em tratamentos de insuficiência cardíaca. O pronto-socorro, parte mais sensível do atendimento, conta ainda com um dos três centros de emergência do DF, conhecido como “salas vermelhas”, onde são atendidos mais de mil pacientes por mês no Guará. Comporta também toda a área administrativa da superintendência da Região Centro-Sul, alas de internação para pediatria, clínica médica, retaguarda da emergência, laboratório, refeitório, lactário, farmácia, medicina física, raio-x, além de áreas técnicas como a câmara fria. Nessa rotina, cerca de 800 profissionais revezam-se para atender à população.
O HRGu abriga também dois importantes programas: o de Violência e o de Atendimento Domiciliar, concentrando o maior número de procedimentos domiciliares realizados no Distrito Federal pelo programa, se comparado às outras regiões administrativas. Além da conquista de novos equipamentos, treinamentos com servidores, encontros com pacientes são realizados mensalmente com o objetivo de melhorar a assistência e trazer a efetivação de protocolos em Saúde preconizados pelo Ministério da Saúde.