Fábio Sousa – Candidato a deputado distrital

Professor e gestor, Fábio Sousa, 42 anos, é o filho mais novo de uma família de oito irmãos. Chegou em Brasília (do Piauí) com apenas seis anos de idade, quando seus pais vieram em 1983 para buscar novas oportunidades na capital do país.
Com apenas oito anos vendia jornais nas ruas do Guará e ajudava nas mas foi a educação que o conquistou.
Sempre estudou em escolas públicas e apaixonado pelo magistério, cursou Biologia na Universidade de Brasília. É especialista em Gestão Escolar, capacitado pela Academia de Liderança em Gestão Escolar de Nova Yorque/EUA.
Foi diretor do Centro de Ensino Fundamental Polivalente, por 10 anos, Gerente de Ensino Fundamental e Diretor da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro. Foi subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação, de 2013 a 2018, conselheiro do Conselho de Educação do DF, presidente da Câmara de Planejamento, Legislação e Normas desse Conselho de 2013 a 2018; foi condecorado com Mérito Buriti pelo Governo do Distrito Federal, e Mérito Renascença, pelo Governo do Piauí, pelos relevantes trabalhos realizados em prol da sociedade, e vencedor do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar/2007 – DF (CONSED/Embaixada Americana/Fundação Roberto Marinho).
Desde 1998 é professor concursado da Secretaria de Educação e há oito anos é subsecretário de Planejamento e Avaliação, responsável pelo pelo planejamento e controle de vagas nas escolas públicas do DF.
Contribuiu para a implantação de 50 creches no DF, criação da Lei do PDAF, liberação de emendas parlamentares para o PDAF, criação da Revista Com Censo, credenciamento precário para escolas privadas, ampliação do programa Educador Social Voluntário, o debate e construção do currículo da Secretaria e do Plano Distrital de Educação e participação ativa para garantir a Lei da Gestão Democrática.
De 2013 a 2018, foi Subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEEDF. Também foi membro do Conselheiro do Conselho de Educação do DF e presidente da Câmara de Planejamento, Legislação e Normas desse Conselho de 2013 a 2018.
Como chefe de Gabinete do deputado distrital Joe Valle, Fábio conheceu de perto o processo legislativo e o funcionamento da Câmara Legislativa e contribuiu no atendimento às diversas demandas da população.
Suas bandeiras são a valorização dos profissionais da educação; melhoria das escolas públicas para um ensino de mais qualidade; reestruturação da gestão democrática com a descentralização das tomadas de decisões; ampliação e melhoria do atendimento à educação precoce, EAD, educação profissional, EJA, educação no campo e escolas de natureza especial; implantação da educação integral e humanizada; e construção de mais creches públicas no DF.