Delmasso se firma como principal líder político do Guará

Eleito pela segunda vez para a Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso perde a sombra de Alírio Neto como líder político da cidade por enquanto, por causa da derrota do ex-administrador regional e ex-deputado distrital na chapa de Eliana Pedrosa ao governo. Alírio já vinha perdendo espaço por ter ficado quatro anos fora do parlamento e agora vai ficar outros quatro anos sem a vitrine política.
Depois de apadrinhar o administrador regional do Guará durante a gestão Rodrigo Rollemberg – André Brandão e Luis Carlos Júnior -, Delmasso procurou fortalecer esse vínculo com o guaraense ao destinar cerca de R$ 22 milhões em emendas parlamentares para a cidade na sua primeira gestão como deputado distrital.
Ainda dependente dos votos dos fiéis da igreja Sara Nossa Terra para continuar na Câmara Legislativa, Delmasso pretende ampliar o espaço no coração do eleitor da cidade para tentar voos mais altos – ele já anunciou que será candidato a deputado federal em 2022. Na estratégia, está novamente a concentração das emendas parlamentares do próximo governo para o Guará.
Por outro lado, Alírio perde mais espaço entre os eleitores guaraenses, ao ficar mais quatro anos no limbo. Depois de ter sido o administrador regional do Guará mais bem avaliado da história, o ex-presidente da Câmara Legislativa teve que fazer uma aposta meio forçada como vice de Eliana Pedrosa ao governo, depois de ver suas pretensões de concorrer ao Buriti, seu grande sonho político, minadas durante as negociações para as composições das chapas majoritárias.

Alírio jogou e errou
Se tivesse acertado na decisão, Alírio teria se cacifado para ser um dos principais candidatos ao governo em 2022, até porque este seria o acordo feito com Eliana Pedrosa. Ele teria também o controle de cerca de 40% do governo Eliana como condição de ter aceitado abrir mão de ser candidato em outra composição para ser vice na chapa da ex-deputada distrital.
As eleições deste ano serviram também para mostrar que não surgiu líder novo na cidade além dos dois, com alguma exceção à nova deputada distrital Júlia Lucy, também moradora do Guará, mas que não se elegeu com os votos dos guaraenses e ao ex-administrador regional André Brandão, ex-pupilo de Delmasso, que conseguiu 4.600 votos na sua primeira candidatura. Como tem apenas 37 anos, tem potencial para aumentar seu espaço na cidade para as próximas eleições.
Vânia Gurgel, candidata pela primeira vez, e Policarpo, que já foi deputado federal, também superaram os 4 mil votos, o que pode representar a continuação do sonho de chegar à Câmara Legislativa mais na frente.
Mais ninguém. Os outros moradores da cidade somente fizeram número.