Novo senador do Guará – Izalci vence traições e conquista vaga

Depois de se preparar durante quatro anos para ser candidato ao governo, o deputado federal Izalci Lucas, ex-morador do Guará e com base eleitoral na cidade, teve que optar por concorrer ao Senado depois de ser traído por supostos aliados, principalmente o senador Cristovam Buarque e o ex-governador tampão e deputado federal Rogério Rosso. Os dois, enquanto alimentavam a candidatura de Izalci ao governo, conspiravam internamente para miná-la e indicar o próprio Rosso. Mas, mesmo contra a “trairagem” no jargão político, o tucano foi eleito, enquanto os dois ficaram no meio do caminho.
A vitória foi mais simbólica ainda porque foi em cima do próprio Cristovam Buarque, que praticamente encerra sua carreira política. Izalci vai fazer companhia à Leila do Vôlei, a mais votada ao Senado, e a Reguffe, que tem mais quatro anos de mandato.

Criado no Guará
Mineiro de Araújos, Izalci foi criado no Guará e mudou-se daqui apenas depois de casado, mas continuou com negócios na cidade – foi fundador e proprietário da escola São Francisco, na QI 5, uma das tradicionais escolas particulares do Guará durante muitos anos. A ligação com a cidade continua através da família – mãe e irmãos – que continua morando aqui, e com as peladas no Clube dos Amigos, no Cave, às quartas e sábados.
Izalci começou na política como suplente de deputado distrital em 1988, depois eleito duas vezes para a Câmara Legislativa e outras duas para a Câmara dos Deputados. Mas, para conseguir ser candidato este ano, ele teve que vencer a resistência de um grupo do PSDB, que queria o partido aliado ao governador Rodrigo Rollemberg, mesmo sendo ele o presidente regional tucano.
Como suplentes, Izalci terá Luis Felipe Belmonte (PSDB) e Andre Filipe (PR). O primeiro é ex-advogado do senador cassado Luiz Estevão e marido da deputada federal eleita Paula Belmote. André é empresário.
Como um dos novos senadores, Izalci pretende ampliar sua visibilidade entre os eleitores, através da busca de recursos para o DF, e já começar a articular sua candidatura ao governo em 2022, um sonho antigo que está sendo apenas adiado.
Cheque Educação
O senador eleito foi presidente dos sindicatos dos Contadores e dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF. Enquanto ainda era líder sindical, criou o Cheque-Educação, programa que permitia a destinação de vagas ociosas nas escolas particulares para estudantes de baixa renda. Na vida política, foi um dos autores da Emenda Constitucional (EC) nº 95, cujo principal objetivo é impulsionar a pesquisa nacional e a criação de soluções tecnológicas para aplicação no setor produtivo.
Além disso, presidiu a comissão de aprovação do Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação, a comissão mista que ampliou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e apresentou o projeto de lei que inclui entre as diretrizes e bases da educação nacional o Programa Escola sem Partido.