Guará ganhou mais que perdeu nas eleições

Cidade elegeu dois deputados distritais, mas poderia ter feito um vice-governador. Novo senador Izalci Lucas é considerado guaraense

O resultado das eleições deste ano poderia ser melhor para a cidade, mas acabou sendo bem melhor do que em 2014, quando apenas o deputado Rodrigo Delmasso foi eleito entre os candidatos guaraenses. Desta vez, são três os parlamentares eleitos com domicílio no Guará – o próprio Delmasso, a candidata do partido Novo, Júlia Lucy, e o candidato a deputado federal do DEM, Luis Miranda. Acrescenta-se ao grupo o senador eleito Izalci Lucas, criado aqui e onde continua com laços familiares e empresariais. Teve chances de fazer Alírio Neto vice-governador de Eliana Pedrosas, mas a chapa então favorita até há 15 dias das eleições naufragou inexplicavelmente e nem conseguiu chegar ao segundo turno.
A reeleição de Delmasso era esperada, não por conta dos votos dos guaraenses, mas do maciço apoio da igreja Sara Nossa Terra. Mesmo assim, ele obteve 3.703 votos no Guará, votação considerada expressiva para deputada distrital se comparada à média dos mais votados na cidade em todas as eleições. Além do intenso trabalho corpo-a-corpo, Delmasso foi reconhecido pelo seu esforço na destinação de mais R$ 30 milhões em emendas parlamentares para a Região do Guará durante seu mandato. A outra deputada distrital eleita, Júlia Lucy, foi uma das surpresas na renovação da Câmara Legislativa, e mesmo sendo pouco conhecida no Guará recebeu 790 votos dos guaraenses, votação surpreendente para quem se candidatou pela primeira vez. Depois de Delmasso, a candidata e moradora da cidade Vânia Gurgel recebeu 1.054 votos no Guará, seguida do ex-administrador regional André Brandão com 992 dos 4.537 que obteve no total.

Seu ex-aliado de Delmasso e ex-administrador do Guará, André Brandão, recebeu 4,6 mil votos, 992 no Guará

Surpresa com Luis Miranda
O youtuber Luis Miranda, pela nova forma de fazer campanha, talvez tenha sido a grande surpresa dos eleitos deputados federais. Guaraense desde quando nasceu, Miranda era pouco conhecido dos moradores locais por ter feito sua campanha através da Internet, de Miami, onde morava e tinha negócios há quatro anos (ele voltou a morar no Guará, onde tem uma casa). Mesmo assim, obteve 4,18% dos votos a deputado federal na 9ª Zona Eleitoral, bem mais dos que os 1,91% do ex-administrador regional e morador da cidade Marcos Dantas.

Vânia Gurgel conquistou 4.854 votos, e mais de mil no Guará. A estreante, pouco conhecida pelas lideranças locais, surpreendeu

Decepção com Eliana
Para o Senado, como se esperava, Izalci Lucas recebeu mais votos na cidade do que Leila do Vôlei – 16,82% contra 16,44% – e Cristovam ficou em terceiro, com 10,23% dos votos dos guaraenses. O novato Paulo Roque, obteve a boa votação de 9,20% na 9ª Zona Eleitoral.
Na votação para governador, o guaraense surfou na onda Ibaneis com 39,21% dos votos, contra 15,85% a Rodrigo Rollemberg. A surpresa foi a pequena votação de Eliana Pedrosa no Guará, com apenas 6,43%, na oitava posição, atrás de Ibaneis, Rollemberg, Rogério Rosso, General Paulo Chagas, Alexandre Guerra, Fátima Sousa e Alberto Fraga, mesmo com o guaraense Alírio Neto como vice.
Para quem tem apenas um parlamentar morador da cidade na gestão 2015-2018, começar a gestão 2019 – 2021 com três – e outro por afinidade – é motivo para comemoração. A esperança é que essa onda bairrista possa ser reforçada mais ainda nas eleições de 2022.

Depois da aposta mal-sucedida na candidatura ao governo com Eliana Pedrosa, o guaraense Alírio Neto precisa reconquistar seu espaço na política do Distrito Federal