MOTIM: arte, cultura, quadrinhos, zine, música, foto e muito mais no Guará

Descentralizar. Essa é a palavra que guia a 5a edição do MOTIM – Mercado de Produção independente, evento anual que reúne, no Guará, editores independentes e artistas de todo o Brasil. Em 2018, muitas novidades estão sendo preparadas para o público, como a presença de nomes de grande destaque no cenário nacional, shows e lançamentos imperdíveis para quem curte zine, pôster, história em quadrinhos, foto arte e outras formas de expressão que correm à margem do mercado editorial e artístico tradicional.

Esta edição, que acontece entre 02 e 04 de novembro, vai dar uma atenção especial ao que está além do eixo Rio – São Paulo. A dupla Sapo Lendário, de Pernambuco, por exemplo, estará presente com os seus quadrinhos muito originais e inspirados em cultura japonesa e no universo cyberpunk. A artista baiana Lila Cruz, criadora do projeto Quadrada, também integra o rol de mais de 100 expositores que irão apresentar o próprio trabalho no evento. 

E mais: este ano, o Guará será a casa desse grande encontro, com o intuito de colaborar nessa proposta de descentralização e mistura de lugares, pessoas e experiências. A partir de um circuito que traz cursos, debates, música, exposição e feira, o MOTIM busca fortalecer o DF como uma grande potência cultural e artística por meio de um intenso intercâmbio cultural. A oportunidade é única para quem quer conhecer produções diversas e que não são encontradas em grandes livrarias ou shoppings.

Publicações independentes, shows, cursos, filmes e muito mais

Este ano, os trabalhos se iniciam oficialmente em 02 de novembro, sexta-feira, com a apresentação do projeto “Música para Antropomorfos”, uma parceria entre a banda Mechanics e o artista Fabio Zimbres, e shows das bandas Bagdá Mirim, Os Cabeloduro e Quebraqueixo. As apresentações irão render vinis limitados, personalizados e riscados pela Lombra Records. A programação do dia conta ainda com a abertura da exposição “Fora dos Planos”, que pode ser visitada durante todo o evento. Artistas de todos os cantos do país irão expor pôsteres impressos em serigrafia pelo estúdio Art Foundry, em tiragens limitadas e assinadas.

Entre 03 e 04 de novembro, sábado e domingo, acontece a feira do MOTIM, com a presença de mais de 100 artistas, selos e publicadores independentes de todo o Brasil – e também de outros países. Durante esses dois dias, a programação também está intensa. Pelas manhãs, o artista Fabio Zimbres irá oferecer oficinas de mini zines gratuitas e indicadas para todas as idades – o que significa que adultos e crianças são bem vindos!  Sessões de exibição dos curta-metragens “O Evangelho Segundo Tauba e Primal” (de Márcia Deretti e Márcio Jr.) e “Impressão Minha” (de Daniel Salaroli, Gabriela Leite e João Rabello), seguidas de debates, também fazem parte das atividades previstas, bem como lançamentos diversos – entre eles as publicações “Amor Espiritual” (DW Ribatski), “Dinâmica de Bruto 2” (Bruno Maron), “Action Painters 2” (Felipe Sobreiro) e outros.

Vai ter também uma praça de alimentação bastante diversificada e o acesso ao evento, que acontece no Ginásio Cave, no Guará, é gratuito. Para quem for de metrô, basta descer na estação Feira – o Cave é ao lado da Feira do Guará. Para juntar e misturar ainda mais a galera, vai rolar a SubVerso, festa do MOTIM, na noite do dia 03 de novembro, no SubDulcina (Conic).

MOTIM – Mercado de Produção Independente

02 a 04 de novembro, sexta-feira a domingo

QE 25 Área Especial, s/n , Guará II, 70297-400, Guará, DF (próximo a Feira do Guará ou estação Feira, do metrô)

Acesso gratuito

02/11 (sexta-feira)

19h a 0h

Exposição “Fora dos Planos”

Exposição com série de pôsteres  impressa em serigrafia pelo estúdio Art Foundry, em tiragem limitada, assinadas e numeradas pelos artistas. Para esta exposição foram convidados os artistas: Bruno Maron (SP), Caio Gomez (DF), Emerson Rodrigues (GO), DW Ribatski (SP), Fabio Zimbres (RS), Felipe Honda (DF), Felipe sobreiro (RS), Leandro Mello (DF), Lucas Gehre (DF), Lovelove6 (DF), Luiza de Souza (RN), Raquel Piantino (DF), Rafael Corrêa (RS), Ricardo Coimbra (SP), Olavo Maciel (DF), Luana Santa Brígida (GO), Sapo Lendário (PE), Camilla Siren (DF) e Tiago Palma (DF).

Obra, música e filme: “Música para Antropomorfos”

Apresentação do “Música para Antropomorfos”, projeto experimental de 2006 que envolve música e história em quadrinhos. Inicialmente, foi composto por músicas da banda Mechanics e teve sua narrativa ilustrada por Fabio Zimbres, o que acabou se consolidando em um álbum e uma graphic novel que se esgotou rapidamente – mas foi relançada este ano pela Zarabatana Books. O projeto seguiu crescendo e se tornou um curta-metragem intitulado “O Evangelho Segundo Tauba e Primal”. O MOTIM reunirá a obra, junto com seus idealizadores e uma edição especial do álbum, riscado em vinil pela Lombra Records e capa serigrafada pelo Mello, com tiragem limitada e personalização feita na hora por Fabio Zimbres. A banda Mechanics (GO) tocará músicas do álbum no dia.

Shows: Bagdá Mirim, Os Cabeloduro e Quebraqueixo

03/11 (sábado)

10h as 20h

Feira com publicações independentes, arte impressa e fotografia

Exposição “Fora dos Planos”

10h

Curso: “Mini Zines”, com Fábio Zimbres (primeira turma)

11h

Lançamento: “Amor Espiritual”, de DW Ribatski

12h

Curta-metragem (exibição): “O evangelho segundo Tauba e Primal” (de Márcia Deretti e Márcio Jr.)

14h

Lançamento: “Até aqui tudo bem”, de Rafael Corrêa

15h

Debate :”Outros capitais: potencial das feiras de publicações independentes para além das vendas”

17h

Lançamento: PIMBA

18h

Documentário (exibição + sessão comentada): “Impressão Minha” (de Daniel Salaroli, Gabriela Leite e João Rabello)

20h

Encerramento do primeiro dia

04/11 (domingo)

10h as 18h

Feira com publicações independentes, arte impressa e fotografia

Exposição “Fora dos Planos”

10h

Curso “Mini Zines”, com Fábio Zimbres (segunda turma)

11h

Debate: “Fora dos Planos: potencial das feiras de publicações independentes para além das vendas”

12h

Documentário (exibição): “Impressão Minha”

14h

Lançamento: “Action Painters 2”, de Felipe Sobreiro

15h

Debate: “Revisão dos processos produtivos: impactos de materiais alternativos e do resgate de técnicas analógicas em publicações de baixa tiragem”

16h

Lançamento: “Dinâmica de Bruto 2”, de Bruno Maron

17h

Curta-metragem (exibição + sessão comentada): “O evangelho segundo Tauba e Primal”

18h

Encerramento MOTIM 2018

—–

SubVerso

Festa do Motim

03/11, sábado

SubDulcina, Conic

23h