Guará sedia o Engrenagem Lúdica

Um encontro entre jogadores e desenvolvedores de board games, um mercado que tem ganhado cada vez mais espaço seja por diversão ou trabalho

O bar Carijó, no comércio da QE 28, virou um ponto de encontro e local de prática dos amantes de boardgames no Guará. As reuniões acontecem todas as terças-feiras à noite e são abertas a quem quiser jogar

Uma boa notícia para os apaixonados por jogos de tabuleiro (board game). Está marcado para o dia 1 de dezembro, às 14h, o primeiro Engrenagem Lúdica na Livraria Cultura do shopping Casa Park, região do Guará. O evento reunirá nomes conhecidos de Brasília e do Brasil relacionados a desenvolvimento de jogos de tabuleiro modernos, youtubers, jogadores e a sociedade em geral está convidada a participar e explorar mais desse universo que ao mesmo tempo é antigo – quem na infância nunca brincou com algum joguinho de tabuleiro? – mas traz algo totalmente novo e convidativo, com jogos inéditos e envolventes. A entrada para o Engrenagem Lúdica é gratuita.

BGG
O evento está sendo organizado pelo youtuber e jogador Giovani Amaral Berto – ou Giovani Look, como é conhecido – em parceria com o Board Game Guará II (BGG II), e tem como objetivo ser uma vitrine para que as editoras vejam os trabalhos dos desenvolvedores e facilitar possíveis parcerias entre eles, assim como intermediar o contato das pessoas que nunca ouviram falar sobre board game e gostariam de conhecer.
Giovani explica que o espaço na Livraria Cultura será dividido em três áreas. No palco ficarão as mesas com os desenvolvedores de jogos, pessoas que criam os próprios jogos de tabuleiro e conseguem fazer com eles cheguem ao mercado para ser comercializados. Esses desenvolvedores estarão no Engrenagem Lúdica jogando board games que já estão prontos e são conhecidos no Brasil todo, e também apresentando seus jogos que ainda serão lançados. A ideia é ouvir as avaliações do público que entende do assunto sobre o que ele achou da dinâmica ou o que poderia mudar para que o jogo fique melhor.
O desenvolvedor Nelson Júnior é presença confirmada no evento. Ele cria jogos em braile e libras, possibilitando que pessoas com deficiências sejam incluídas no entretenimento. Outro nome conhecido no meio e que estará presente no Engrenagem Lúdica é Zé Roberto, criador do Futboard, sucesso de críticas nas mídias relacionadas ao board game. E mais outros 10 desenvolvedores já estão confirmados.

Para todos
A segunda área é chamada de “Joga em pé”, e é destinada aos participantes que estiverem com pressa ou aqueles que não sabem nada sobre os jogos de tabuleiro e tem interesse em conhecer. São jogos mais simples e rápidos de se jogar, podendo levar apenas 10 minutos em uma partida. Uma equipe do Família Boardgame vem de Anápolis conduzir essa área, que também é recomendada para as crianças.
E a terceira área mais reservada é voltada para produtores de conteúdos on line de board game, como o canal guaraense no YouTube BGG II, o Guloseima Nerd e o The Board Father que farão a cobertura do evento, divulgando as novidades em seus canais e interagindo com os designers.
“O objetivo de um jogo é trazer diversão – se você não está se divertindo é melhor parar e ir fazer outra coisa. Existe o nosso lado competitivo, claro, mas o jogo trabalha nesse lado também, aceitar a perder faz parte. Outra característica muito valorizada é a honestidade, jamais uma pessoa que “rouba” no jogo ou burla as regras são bem-vindas nas mesas de board games. No mais, todos são bem-vindos ao evento. Esperamos que todos se divirtam, crianças, adultos, idosos, deficientes auditivos e visuais, queremos que todos sejam incluídos no Engrenagem Lúdica e curtam os jogos”, destaca o organizador,
Giovani Look.