O fim de semana dos dias 19 e 20 de janeiro será uma grande oportunidade para a cidade rever o show de suas bandas mais prestigiadas. Os Cabeloduro, Brazilian Blues Band e Nova Raiz apresentam-se no sábado, com a participação de Kadu Lambach, primeiro guitarrista da Legião Urbana, em uma homenagem à banda. No domingo, sobem ao palco os músicos Manassés, Wagner Malta e Júnior Tana, outros grandes nomes da música brasileira radicados em Brasília. Entre as apresentações, curta-metragens e a exibição do filme Janelas da Vila. Tudo isso de graça, no estacionamento do Cave, a partir das 17h, com a presença de foodtrucks.
Projeto Fora do Eixo
Descentralizar, irradiar a cultura pelo Distrito Federal, levando atividades de qualidade com artistas locais para além do Plano Piloto. Esse é o objetivo primordial do FORA DO EIXO, que percorrerá três regiões administrativas: Guará (19 e 20 de janeiro), Candangolândia (27 e 28 de janeiro) e Núcleo Bandeirante (3 e 4 de fevereiro), levando shows musicais de primeira linha e exibição de curtas-metragens premiados.
Realizado pelo Instituto Casa da Vila com apoio da Secretaria de Cultura e Administrações das cidades por onde vai passar, o FORA DO EIXO, leva música e cinema, numa superestrutura de palco móvel de 22 metros e tela de 9 x 4,5, 500 lugares e área de alimentação com food trucks.
Atrações
O conjunto de atrações da estreia do FORA DO EIXO, inclui bandas e artistas brasilienses reconhecidos e com carreira consolidada, a exemplo da Brazilian Blues Band, programada para a estreia. A cultuada banda de blues candanga completa 25 anos de carreira e está com álbum novo na praça. Já Kadu Lambach já chamava a atenção quando foi guitarrista do Legião Urbana no início de carreira do famoso grupo de rock brasiliense. Em carreira solo, teve música gravada pelo ícone do jazz Stanley Clarke. Formada no Guará, a banda Os Cabelo Duro é um dos expoentes do punk brasiliense com 30 anos de estrada. Já a banda de reggae Nova Raiz circulou por festivais de música na Europa e promete balançar o público.
No domingo (20) é a vez do veterano Manassés de Sousa, conhecido e respeitado músico cearense residente há muito em Brasília. Junior Tana, ex-integrante da lendária banda Nata Violeta. Por fim, o cantor e compositor Wagner Malta, um dos grandes expoentes da MPB feita em Brasília, é a outra atração do domingo.
Entre os shows musicais, o público vai ter a chance de assistir a filmes de curta-metragem produzidos no DF e premiados em festivais. Na estréia, os curtas “4”, de Vicente Sá, que fala de quatro referências musicais de Brasília: Clodo Ferreira, Liga Tripa, Zé Mulato e Cassiano e do fundador da banda Esquema 6, Tiãozinho; “Colorirá”, de Gabriele Fernanda, que trata do racismo na infância com a história de Bia, garota de dez anos discriminada na escola; e “Censurado” , premiado curta de Pedro Buson que revisita a época da ditadura militar para explorar a questão da censura durante aquele regime de forma bem-humorada.
Serviço
Fora do Eixo Guará
Estacionamento do Cave
19 de janeiro – 17h
Brasília Blues Band
Exibição do Filme Janelas da Vila
Os Cabelo Duro
Kadu Lambach (Tributo a Legiao Urbana)
Nova Raiz
Exibição de curtas-metragens entre os shows
20 de janeiro – 17h
Manassés de Souza
Wagner Malta
Junior Tana
Exibição de curtas-metragens entre os shows
ENTRADAFRANCA